Essa semana foi ao ar o último episódio da temporada final de uma das melhores séries que já assisti nos últimos anos, Succession.
A série da HBO acompanha complicada vida da família Roy, dona de uma das maiores empresas de mídia e entretenimento do mundo, a trama explora toda a complexidade e intrigas sobre o controle da empresa, bem como a relação das pessoas com poder e dinheiro.
Em um dos episódios dessa temporada, durante uma discussão com os filhos, o patriarca da família lança a celebre frase, que dá título a esse texto:
“Eu amo vocês, mas vocês não são pessoas sérias”
Embora o contexto se refira à capacidade dos herdeiros em assumir a empresa, essa observação ficou demais na minha cabeça e não pude deixar de refletir em como ela se encaixa como uma luva nas diversas situações que todo mundo já vivenciou no mundo corporativo.
Afinal, quem nunca teve que lidar com um chefe despreparado que atire a pedra.
Da mesma forma que os filhos de Logan Roy eram vistos como mimados e despreparados, trabalhei com diversos empreendedores que simplesmente não conseguiam se atualizar e direcionar corretamente seu negócio.
Em um mundo que muda a cada minuto, ficar preso a determinados valores pode ser um erro que, geralmente, custa muito caro.
Quando falamos do ambiente digital, não importa o tamanho do seu negócio, você precisa ser consistente e ter máxima clareza sobre os números.
No entanto, o que mais vejo são empresas que cometendo o péssimo erro de se prender as métricas de vaidade, buscam insistentemente mais seguidores, mas se quer conhecem as necessidades dos seus clientes.
Se os Roys eram considerados “pessoas não sérias” por serem incapazes de compreender as complexidades do negócio da família. Tantas marcas falham em entender seu público-alvo, bem como suas dores e reais intenções.
Ser sério é ter comprometimento, entender os desafios da sua equipe, compreender as necessidades dos seus consumidores e avaliar os resultados com máxima consistência.
Lembre-se que construir um negócio solido e duradouro requer esforço contínuo e consistência no longo do tempo.
Deixe a vaidade de lado e saiba que se você quer ter mais resultados, muitas vezes, será necessário saber se adaptar e aprender as complexidades do seu mercado.
Permaneça atualizado, busque inovação e esteja sempre disposto a aprender com os seus erros.