O primeiro episódio do podcast “HandmadeConversa.com” conta com a participação de Talita Lacerda, CEO da Petlove. Em um bate-papo conduzido por Luis Felipe Fernandes, ou Jimmy, CEO da consultoria de inovação Handmade, a executiva comenta a respeito de como a inovação é trabalhada dentro da empresa.
Para Talita, inovação não deve ser responsabilidade de uma área, mas sim estar no DNA da companhia e pulverizada em todos os setores. “Trabalhamos com esse valor aplicado em 80% da empresa. Isso porque instigamos nossos colaboradores a nunca se contentar com a realidade, mas questioná-la e fazer melhor do que se faz hoje, sempre buscando formas para surpreender o tutor de animal”, aponta.
Autonomia para inovar – e errar
Uma maneira de atingir esse objetivo é dar autonomia e segurança para os colaboradores. Na Petlove, sempre que há uma dor que precisa de solução inédita, uma pessoa é escolhida para liderar equipe e recursos dedicados ao problema. Esse time tem liberdade para testar com clientes reais, validar o que deu certo (e descobrir o que deu errado), e enfim recomeçar..
“Errar é importante no processo de inovação. Encorajamos isso, pois, caso contrário, as pessoas não têm coragem de testar algo diferente. Elas vão continuar fazendo as mesmas coisas, como sempre fizemos”, destaca a CEO da Petlove.
Talita explica que foi essa mentalidade que fez a empresa alcançar o seu modelo de negócio mais lucrativo: a assinatura. “Não deu tudo certo de cara, longe disso”, lembra, “mas foi a insistência, a tentativa e erro que nos ajudou a acertar a rota do desenvolvimento da assinatura Petlove. Hoje colhemos os frutos, com esse modelo representando 80% do faturamento da companhia”.
Engajamento e satisfação como métrica de sucesso
Com base nesse e em outros ensinamentos, Talita acredita que a chave para acertar na inovação é ir além das métricas financeiras, observando o engajamento e a satisfação do cliente. “Na Petlove, o consumidor é o pet. Todas as decisões da companhia são pensadas para fazer sentido para os animais. Tanto é que nosso Customer Experience (CX) se chama Pet Experience (PX)”, diz.
Podcast estreia hoje no Youtube
Para ouvir a entrevista completa, basta acessar o link da estreia do podcast “HandmadeConversa.com”, hoje, às 19h, no YouTube: https://bit.ly/382csfK.
A partir de 05/05, o podcast estará disponível também pelo Spotify.
Próximos episódios
O segundo episódio será publicado em Junho, com o Presidente da Adobe na América Latina, Federico Grosso, também no YouTube e no Spotify.