Por Raissa Rossini
Dicas de People Analytics e Employer Branding para dar o start no seu negócio! Estar preparado e informado sobre as novas tendências e estratégias quando se fala em gestão de pessoas é crucial para trazer flexibilidade, dinâmica e a excelência, nesse que é um dos pilares mais importantes, em minha opinião o mais importante, de qualquer negócio. E para estar a frente em 2019 trouxe dois dos temas que vejo como principais para serem um start para você imergir nessas questões e trazer essas tendências para o seu negócio. People Analytics Do recrutamento até a performance a análise de dados é um tema que nenhum gestor pode ignorar.
A coleta, organização e mensuração das informações sobre o comportamento do colaborador faz você estar um passo à frente e ser muito mais assertivo na tomada de decisão, ajudando a prever performance, índice de turnover, além de outras análises relacionadas a habilidades e produtividade. Hoje, segundo a Forbes 69% das empresas americanas estão integrando dados para gerir pessoas, o que é um sinal claro de que essa tendência já é realidade. Para começar a coleta de dados busque os registros que a empresa já tem, como marcação de horas trabalhadas, folha de pagamento, registros de produtividade e qualidade. Mas, a pesquisa só deve começar por aí.. Os gestores podem coletar esses dados das redes sociais, de atividades externas, em pesquisas e até em conversas diretas com cada colaborador.
Employer Branding Em tradução livre o employer branding é a “marca do empregador”, mas na prática essa estratégia pretende gerar uma percepção positiva do colaborador o que atrai e mantém os talentos. Orientado pela cultura empresarial, com planejamento, foco e proporcionando experiência, essa estratégia traz envolvimento, engajamento e identificação dos colaboradores. Bem sucintamente, pois em breve teremos mais artigos específicos sobre o tema, de início é preciso definir claramente valores, políticas, objetivos e estratégias, criar um plano de comunicação, para que através de ações planejadas essas diretrizes sejam transmitidas para os colaboradores, trazendo assim mais resultados para o seu negócio.
Espero ter atingido meu objetivo de gerar um start para que você já busque caminhos de implementar essas estratégias no seu negócio. Uma série de textos que aprofundem mais esses e outros assuntos que envolvem gestão das pessoas ainda estão por vir. Conto com seus feedbacks para melhorar nossas conversas.