O varejo se mostra cada vez mais receptivo para as marcas próprias. Ainda que a iniciativa tenha partido das indústrias de alimentos, hoje domina todos os segmentos e faz sucesso nas gôndolas. Para se ter uma ideia, o mercado de marcas próprias fatura em média R$ 3,9 bilhões por ano e tem muito espaço para crescer, em todos os segmentos, incluindo o da construção civil.
Atenta a essa tendência, a Tintas MC lançou recentemente sua marca própria e espera faturar no primeiro ano R$50 milhões, e a iniciativa será um dos destaques apresentados na 4ª Semana Internacional da Marca Própria e no 13º Congresso Abmapro, que serão realizados no início de novembro em São Paulo.
Segundo a diretora de Marketing da rede, Flavia Sá, o projeto de ter uma marca própria foi idealizado há alguns anos, e o objetivo era lançar a iniciativa assim que a empresa atingisse o número de 100 lojas. Porém, o marco foi atingido em meio à pandemia, que obrigou a desacelerar o projeto.
“Em 2022, finalmente iniciamos as pesquisas e a busca dos parceiros para colocar o novo produto no mercado este ano”, explica Flávia. A diretora deixa claro que sempre estiveram no centro do projeto o consumidor final e o pintor, principais stakeholders da rede.
Todo o processo de construção da marca própria foi conduzido pela empresa em parceria com a Amicci, uma das maiores empresas especialistas em projetos deste tipo o país. Durante um ano o projeto foi construído, e foi dividido em cinco etapas macro: 1- Análise de briefing, 2 – Definição do fornecedor, 3 – Marca e embalagem, 4 – Primeira produção de embalagens e produtos, 5 – Lançamento.
Foram mais de 35 indústrias nacionais e internacionais participando da concorrência para a produção da marca, e apenas 9 se classificaram para os passos seguintes dentro dos critérios estabelecidos.
Jornada de desafios
Para Flávia, os principais desafios do marketing nesta jornada foram a consolidação da estratégia do mix de produtos para o lançamento, o posicionamento da marca e o seu preço dentro do portfólio já existente dentro da nossa rede. E, principalmente, a definição do nome da marca.
“As pesquisas foram essenciais para definir o nome. Com elas, tivemos maior clareza sobre o que nossos consumidores esperavam: proximidade, confiança, credibilidade, segurança e, acima de tudo, história. Em função de tudo isso, vimos que – “Tintas MC” – era o nome com maior aderência por parte dos entrevistados. Por já ser uma referência no assunto, transmite maior confiança, credibilidade e garantia de qualidade, coisa que outro nome não traria imediatamente”, explica a diretora.
“Já passamos da fase em que o consumidor associava marca própria com baixa qualidade. Hoje, os clientes confiam na empresa que está por trás dela, isso é o suficiente para ele acreditar no produto”, conclui.
Segundo Flávia o segredo para conseguir sucesso na empreitada é ter parceiros que tenham conexão com o seu negócio e, acima de tudo, com o seu propósito. Pesquisar e conversar com outros segmentos também são elementos muito importantes. Para completar, é preciso ter certeza do momento ideal para lançar sua marca e assegurar que existe estrutura adequada para iniciar este processo.
Todos esses pontos serão apresentados por Flávia durante o evento da Abmapro, no painel “A Importante Evolução da Marca Própria no Brasil”.
O Congresso Abmapro de Marcas Próprias é o mais qualificado evento para o varejo, indústria, prestadores de serviços e representantes da América Latina
Serviço
Data – de 07 a 09 de outubro
Local – Espaço Escandinavo – Rua Job Lane, 1030 – Jardim Petrópolis – São Paulo/SP.
Horário – das 8h às 17h
Realização – Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias)