A crescente percepção da alta gestão de que a reputação passou a ser um indicador de saúde futura do negócio e, portanto, uma das variáveis intangíveis que influencia o valor da marca, tem promovido uma corrida das grandes empresas por novas abordagens para endereçar o tema. Com acesso a um imenso volume de dados de diferentes fontes e formatos, a maneira como profissionais de comunicação toma decisões que impactam diretamente os resultados dos negócios precisou se transformar radicalmente.
Este foi o tema de um almoço promovido pela Cortex, em que Matheus Lombardi, sócio e Head de Reputação da XP Inc., contou um pouco da sua experiência com o uso inteligência de dados na comunicação estratégica para executivos de comunicação e marketing de grandes empresas como Samsung, Banco Original, Espaçolaser, Vtex, Mc Donalds, Grupo Ambipar, Único, Latam, BRF e Hospital Israelita Albert Einstein.
Leandro Jardim, Diretor de Marketing da Cortex, explica que as áreas de comunicação mais modernas já utilizam data science para sustentar o trabalho de Relações Públicas. “A frase ‘dados são o novo petróleo’ já virou até clichê mas, não dá para negar, as evidências fazem dela uma verdade cada vez mais enfática. Para trabalhar a reputação e o valor da marca, influenciando a percepção da sociedade, em algum momento todas as empresas vão precisar adotar um tipo de tecnologia baseada em inteligência.”
O ENCONTRO – O primeiro encontro da Rodada de Benchmarkings promovida pela Cortex, contou com apresentação feita por Matheus Lombardi, sócio e Head de Reputação da XP Inc., que é cliente e utiliza a solução de comunicação da Cortex há cerca de dois anos. Ele falou sobre reputação corporativa, uso de inteligência na análise de dados e apresentou alguns cases.
“O uso de dados na estratégia de comunicação torna as decisões muito mais ágeis e assertivas. Eles não excluem, porém, o olhar humano e a experiência profissional, que serão sempre fundamentais. É essa combinação que faz de nós, profissionais de comunicação, cada vez mais estratégicos para as companhias, pois conseguimos ser um elo entre o mundo externo e o interno”, conclui Lombardi.
“No mundo de hoje, os dados se tornaram commodities e o que realmente traz valor para o negócio é quando uma marca tem a capacidade de transformar esses dados em ações ou insights acionáveis na sua estratégia de comunicação. E foi isso que o Matheus compartilhou conosco hoje”, afirma Otávio Ventura, Offer Lead na Cortex.
“Medir. Esse, sem sombra de dúvidas, é o desafio de qualquer time de comunicação das principais empresas atualmente. Encontrar uma métrica confiável que nos dê agilidade para acompanhar as ações e responder rápido a eventuais desafios”, completa Fernando Solano, Head Comunicação & Reputação do Banco Original.
Para ampliar a conversa, a Córtex já estuda um novo encontro de executivos de comunicação e marketing de outras empresas.