Por Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers
A
pandemia da COVID-19 é uma crise em escala global, do tipo que nunca
havíamos visto antes em nossas vidas.
Em todo o mundo, estamos entrando em um ‘novo normal’, onde proteger-se
significa tomar uma distância social, conectar-se à nossa equipe
exige uma conexão de Internet sólida e um horário programado. É um
momento no qual os profissionais de marketing estão se perguntando
se é insípido manter o marketing seus produtos enquanto o mundo está em
desordem. Mas acredito que, especialmente em tempos de crise, as
empresas não podem deixar de se comunicar. Então, queria oferecer
algumas dicas para as organizações e marcas que desejam enfrentar a
crise e salvaguardar seu futuro, não apenas a sobreviver a ela, mas se
fortalecerem.
Reserve um tempo para entender seus clientes
Em períodos difíceis, é mais importante do que nunca que as marcas
invistam no entendimento de seus clientes,
na jornada de compra e no tipo de conteúdo que mais lhe agrada em cada
etapa do processo. Afinal, só porque os pedidos não estão
chegando hoje, não significa que eles não chegarão amanhã. Muitos
clientes ficam presos em casa e se envolvem com o conteúdo online
para se divertir. Essa é uma ótima oportunidade para profissionais de
marketing experientes. O clima atual de incerteza econômica
significa apenas que o processo de tomada de decisão do cliente pode
demorar um pouco mais.
Mantenha contato com seus clientes
Estamos todos vivendo um período de enorme incerteza e até ansiedade. A
última coisa que devemos fazer é
virar as costas um para o outro. O mesmo vale para marcas e
organizações. Como sua marca pode apoiar os clientes durante esse
período?
Faz sentido para deixar o tom mais leve e usar o humor para entreter as
pessoas presas em casa? Ou é mais apropriado desenvolver conteúdo
voltado para a comunidade? Atualmente, alguns dos conteúdos de mídia
social mais bem-sucedidos e envolventes são aqueles que demonstram
ânimo e encorajam um espírito de camaradagem e união.
Mostre empatia e faça o que puder para ajudar
As marcas não precisam apenas se comunicar, elas devem se comunicar de
uma maneira que reconheça e reflita o
mundo no qual vivemos hoje. A empatia deve ser a pedra angular. Diante
de medos de doenças e incertezas econômicas, forçadas a se isolar
e a passar mais tempo em casa, as pessoas estarão olhando para o mundo
online para mantê-las conectadas, atualizadas e entretidas. Agora
não é hora de as marcas ficarem quietas. Em vez disso, elas deveriam
estender a mão. A população quer sentir que as marcas que conhecem
e amam demonstram empatia, se envolvem e ajudam durante essa crise.
Prepare seus negócios para o futuro, amanhã, comercializando hoje
As marcas que não estão investindo em atividades bem planejadas hoje em
dia enfrentarão momentos difíceis
quando a crise terminar. Agora é a hora de se manter relevante e diante
dos clientes, seja com o conteúdo abordando temas como a união ou
a segurança dos clientes e dos funcionários, seja com marcas
compartilhando mensagens de empatia com o público. Há até um lugar para
humor e diversão. Qualquer coisa que os profissionais de marketing
possam fazer para que seus clientes saibam que eles estão lá,
apoiando-os ou ouvindo-os, será recebido com engajamento. No final do
dia, estamos todos juntos nisso.
Embora nenhum de nós saiba o que o amanhã reserva, podemos apostar com
certeza que em algum momento os
negócios serão retomados. Marcas que ficaram quietas e deixaram os
clientes e outras partes interessadas, acharão o futuro um lugar
solitário. Por outro lado, as marcas que estão usando esse tempo para
alcançar os clientes, nutrir o relacionamento e criar conteúdo
relevante e envolvente, encontrarão no futuro um lugar muito mais
brilhante!