Um mercado em constante crescimento e com alto índice de investimento, a publicidade digital movimentou R$ 32,4 bilhões em 2022 apenas no Brasil – de acordo com estudo da AdSpend, do IAB. Já no mundo, este número deve chegar a US$ 1 tri em 2028, como mostra levantamento da Statista, plataforma de dados e pesquisas exclusivas. Diante deste cenário e com o objetivo de democratizar, otimizar e acelerar a performance das empresas no marketing digital por meio de solução baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, a Advolve chega ao mercado, com rodada pré-seed de US$ 1,5 MM liderada pela Valor Capital e Lanx Capital, e quer ser uma das primeiras globaltechs brasileiras.
O investimento será destinado para ampliar a atuação e o time de colaboradores e atuação da Advolve. O propósito da Advolve é criar o próximo motor de vendas digitais do mundo, com 100% de foco em performance e garantindo que as marcas e empresas atendidas possam ganhar escala, agilidade e conversão. O processo ocorre por meio de uma plataforma que automatiza todo o processo de marketing digital a partir de inteligência artificial e machine learning, desde a criação a atribuição – tudo baseado em dados e testes.
A Advolve avaliou que, para alcançar os melhores resultados, as equipes de marketing investem muito tempo em análises, criações e testes de campanhas. Além disso, estão sempre tentando reduzir o CAC (Custo de aquisição de clientes) ou diferentes formas de vender mais a partir de melhorias em de ROAS (Retorno de investimento em publicidade, em inglês). O processo, porém, esbarra na falta de dados precisos e insights relacionados, ferramentas desconectadas e outros desafios que envolvem o desempenho das equipes de marketing, como processos lentos, excesso de fluxos de trabalhos manuais e operações não escaláveis nas empresas, o que enfatiza a importância de contarem com um produto integrado baseado em dados oferecido pela Advolve. A empresa foca no processo do marketing digital de empresas dos mais diversos segmentos, que de alguma forma tenham aquisição digital na jornada de compra ou serviço.
A Advolve também já dispõe de parceiros institucionais como Google for Startups, Open AI, AWS Startups, Microsoft for Startups Founders Hub e NVidia Inception Program, e, em poucos meses de operação conta com time de 16 colaboradores, pretendendo ampliar a equipe ainda em 2024.
Os cofundadores da startup são os empreendedores João Sobreira, Djary Veiga e João Paulo Marinho Martins. João Sobreira, de 23 anos, é um dos maiores nomes do mercado brasileiro de games, que hoje é um dos setores mais evoluídos em ADs de performance. Ele já liderou projetos de algumas das principais marcas do segmento na América Latina, como Final Level Company, vendeu a primeira empresa aos 16 anos e possui histórico de sucesso como gamer profissional e agente de carreira de grandes influenciadores do país, além de atuar por mais de 9 anos atendendo times de marketing de grandes empresas. Foi também premiado como o único brasileiro na lista dos “20 melhores executivos da indústria de iGaming”, uma premiação global da SCCG que destaca os principais executivos de iGaming do mundo.
Já o cofundador João Paulo Marinho Martins atua há 10 anos em projetos ligados à AI e dados, com experiências no mercado nacional e internacional para as mais diversas áreas e segmentos, desenvolvendo, por exemplo, um sistema de detecção de áreas de interesse em mamogramas. Djary Veiga acumula experiência empreendedora de mais de 20 anos nos setores de tecnologia e entretenimento, sendo responsável por estabelecer parcerias estratégicas com marcas de diversos portes, em mercados locais e internacionais.
“Estamos mirando nos mais diversos segmentos e já sentindo na prática o potencial da nossa solução. Apoiamos qualquer pessoa que queira vender qualquer produto online. Somos um time de apaixonados por tecnologia que quer fazer a diferença no marketing das empresas a partir da inteligência artificial. Já estamos olhando para o mercado global, pois acreditamos que é possível desenvolver tecnologia e inovação de classe mundial direto do Brasil”, afirma João Sobreira.
Com início das operações em novembro de 2023 e com clientes que já vem testando a solução oferecida pela companhia – como é o caso de marcas como Cogna Educação – a Advolve é a primeira a apresentar o modelo de atuação de ponta a ponta neste mercado. Como pilares principais da solução oferecida estão: criar anúncios impactantes, otimizar as campanhas das marcas e converter mais.
A rodada também contou com investimentos de fundos como Veredas Partners e Verve Capital, conhecido pela sua força em aportes em startups early stage e fundado pelos executivos Marcelo Franco e Gabriel Farme. Investidores-anjo de peso como Felipe Oliva (Fundador Squid), Guilherme Rodrigues (Fundador Deco), Hugh Strange (ex VP de Produto Nubank), Kiki Simonsen (Fundadora RoboMindeer), Marcelo Ferronato (Fundador MediaHero), Marcello Vasconcellos (Fundador Buser), Mira Capital (family office dos fundadores da VTEX), Ozden Order (ex VP People Stability AI) e Roberto Grossman (CDTO SBT) também fizeram parte da captação.
“Acreditamos no potencial transformador da inteligência artificial para o marketing digital e na capacidade de times excepcionais impulsionarem a inovação. Por isso, investimos na Advolve, que reúne uma equipe altamente qualificada e experiente na vanguarda da exploração da IA para o marketing. Identificamos que a empresa não se limita a modelos pré-existentes, mas desenvolve soluções customizadas, combinando modelos prontos e proprietários para otimizar cada componente da campanha. Essa abordagem inovadora impulsiona os resultados de marketing a um novo patamar. A IA tem o poder de fortalecer os melhores times, e a Advolve está posicionada como líder na transformação do mercado. Confiamos na visão, no talento e na expertise da Advolve para ajudar empresas a utilizarem a IA de forma estratégica e alcançar seus objetivos de marketing. Estamos muito felizes em fazer parte dessa jornada e ansiosos para acompanhar o crescimento da Advolve”, destaca Tulio Ribeiro, sócio da Lanx Capital.
“As empresas são cada vez mais desafiadas a otimizar seus gastos com publicidade on-line. O uso de IA e machine learning pela Advolve garante mensagens precisas e personalizadas em escala, bem como economia de tempo e recursos que podem servir de modelo em todo o mundo”, afirma Michael Nicklas, sócio da Grupo Valor Capital.