Imagine uma ferramenta de buscas como o Google, porém totalmente desenvolvida para identificar, catalogar e atualizar em tempo real as informações de startups de todo o mundo. É o que Luiz Neto, brasileiro radicado no Vale do Silício há cinco anos, conseguiu criar, gerando valor para grandes marcas e multinacionais que buscam reinventar seus negócios por meio da inovação aberta, e de consultorias de inovação que encontram na plataforma a mais completa parceira tecnológica para gerir projetos de clientes.
Fundada em São Francisco, nos Estados Unidos, pelo empreendedor brasileiro em março de 2020, a Innovation Intelligence, que vem sendo conhecida como “Google das startups”, recebeu um primeiro investimento anjo em 2020 e anunciou a captação de um segundo, pré-seed, em junho deste ano. De lá para cá, a expansão é acelerada: quadruplicou seu alcance, tornando-se em pouco tempo o maior banco de dados online de empresas de tecnologia do mundo. Seu buscador alcançou, em janeiro, a marca de 1,3 milhão de startups indexadas de todas as nacionalidades, sendo 25 mil brasileiras entre as 35 mil mapeadas na América Latina. Para tornar a experiência do cliente assertiva, todas as empresas que aparecem nas buscas receberam investimentos de venture capital, portanto, são “validadas” pelo mercado. A identidade desses mais de 180 mil investidores profissionais e fundos também aparece nas pesquisas.
Giro internacional pelas startups: centenas de milhares de atualizações de dados por dia
O sucesso em tão pouco tempo tem explicação. Enquanto outras plataformas concorrentes da Innovation Intelligence trabalham com bases de dados estáticas e processos dependentes de equipes com centenas de analistas, Neto revolucionou esse mercado ao conseguir desenvolver um algoritmo de buscas proprietário que, a cada vez que executa uma busca, “aprende” (por meio de Deep Learning) com ela e alimenta sua ferramenta. “Se forem feitas 100 buscas em um dia, a nossa plataforma atualiza cerca de 125 mil informações, o que nenhuma plataforma de inovação aberta conseguiu entregar até agora e com muito mais investimento”, explica Neto. Essa automação, junto com o fornecimento de uma ferramenta complementar de gestão de inovação para desenvolvimento e acompanhamento de projetos, fez com que Cogna, Adidas, iFood e outras grandes empresas contratassem a plataforma, que atualmente possui cinco pessoas na equipe interna, incluindo o fundador.
“Mesmo com um time inicial mais enxuto, potencializamos o que a inteligência artificial é capaz de fazer e, com isso, já entregamos uma solução mais completa e eficaz do que outras marcas internacionais anteriores à nossa (como por exemplo o CB Insights, que levantou US$10MM em 2015), que não chegam nesse nível de atualização nem têm uma régua tão alta em termos de nível de maturidade das startups e potencial de crescimento”, destaca o CEO e fundador.
Seu objetivo principal é facilitar os negócios de inovação aberta e aproximar grandes empresas de startups através dos serviços da plataforma. “Por ser uma busca de contexto [a inteligência artificial entende o que está sendo procurado para trazer os melhores resultados], a ferramenta expande possibilidades, tornando a pesquisa por soluções ou startups muito mais certeira, rica em dados e, naturalmente, criativa. Reduzimos riscos, esforços e gastos desnecessários”.
Ao encontrar startups que se relacionam com os termos de busca, a Innovation Intelligence já apresenta os resultados catalogando informações como área de atuação, a trajetória dos fundadores, seus principais skills, dados de concorrentes, clientes e parceiros, o histórico de investimentos e o perfil dos investidores, as últimas notícias a respeito da empresa, entre outras informações colhidas através de fontes variadas na web com tecnologia Big Data.
Um dos pontos fortes é a organização de todos esses itens. É possível visualizar uma trilha de informação, por exemplo, com as conexões entre dezenas de investidores, parceiros, clientes e corporações. Com base nos dados e no que as startups têm produzido, as empresas conseguem também identificar tendências em seus setores para definir novos investimentos.
“Esses diferenciais foram a maior motivação para a criação da empresa”, afirma Luiz.
Metas para 2022
Em um mercado promissor, estimado em massivos 35 bilhões de dólares (cerca de 175 bilhões de reais) pelas empresas de venture capital Omers Ventures e Mavfield, a Innovation Intelligence projeta faturar 100 milhões de dólares (cerca de 500 milhões de reais) até 2024. A meta é arrojada, mas um dos caminhos para chegar lá é atrair a atenção de corporações brasileiras e multinacionais, além de consultorias de inovação com clientes já consolidados. Para os próximos 12 meses, Neto pretende fechar parcerias com pelo menos mais 20 clientes de grande porte no Brasil e outros mais nos Estados Unidos.
O aporte pré-seed recebido pela Innovation Intelligence em 2021 contou com investimento da The Bakery, empresa global de inovação corporativa, Falconi, Alvarez & Marsal (fundo Next A&M) e Smart Money Ventures (do cofundador da Movile/iFood, Fábio Póvoa, e da MC1, César Bertini). Para os próximos 12 meses, Neto pretende fechar parcerias com pelo menos mais 20 clientes de grande porte no Brasil e outros mais nos Estados Unidos.