O Chief Marketing Officer (CMO) é um executivo sênior responsável por liderar as estratégias de marketing de uma empresa. Ele ou ela é responsável por criar e executar as estratégias que aumentam a conscientização da marca, atraem clientes em potencial e aumentam as receitas da empresa.
Ser o CMO de uma empresa é uma posição cobiçada, mas alcançável, para aqueles que estão dispostos a trabalhar duro e adquirir as habilidades necessárias. Neste artigo, apresentarei algumas etapas que você pode seguir para se tornar o CMO da sua empresa.
Como eu me tornei CMO da V4 Company?
Me candidatei para fazer parte do time de vendas. Conquistei a vaga de vendedor, começando no ano de 2018 e finalizando minha jornada de vendedor e head de vendas em 2020, quando eu assumi o marketing da V4 – área em que eu já trabalhava desde os 14 anos.
Pode parecer um período curto – visto minha idade -, mas que me fez aprender muito para me tornar CMO da V4. Mas, o que me fez conseguir ser Chief Marketing Officer foi a resiliência para aguentar as dificuldades.
Como assim, Max? Quando digo dificuldades não é somente aguentar os problemas que aconteciam dentro da V4, é também o esforço de largar minha família em Minas para poder trabalhar em uma empresa que estava recém no começo.
Além de deixá-las temporariamente, tive que me virar apenas com o dinheiro da passagem. Meus primeiros meses foram baseados em acordar 4 horas da manhã, correr 6.5 km para ir para V4 e mais 8 km para voltar diariamente.
Apesar das dificuldades, o Dener Lippert, CEO da V4 Company, me chamou para uma reunião para discutir os problemas que o setor de marketing estava enfrentando. Ao final da conversa chegamos a conclusão de que eu deveria liderar o time de marketing, e em 3 meses teria que executar o plano ou outra pessoa assumiria meu lugar.
Como falado antes, ter resiliência é muito importante para ser um CMO, por isso planejei e coloquei em prática minha estratégia. Recebi R$200.000,00 mensais para investir em mídia e 5 pessoas para gerir.
Meu primeiro mês não foi do jeito que planejei. O primeiro motivo por que não batemos a meta e o segundo porque foi o mês em que um vírus derrubou todas nossas campanhas por uma semana.
Com esse resultado no primeiro mês, busquei uma solução. E qual foi? Bom, sabia que nos próximos meses eu teria que mostrar resultados. Dessa forma, comecei a estudar o negócio de ponta-a-ponta, garantir a montagem do time conforme o crescimento da empresa, impor um ritmo de treinamento para o time e melhorar os processos.
Após ajustar todos esses fatores, daquele em diante o time de marketing e a V4 só cresceram.
Dicas para você se tornar o CMO da sua empresa
Se eu fosse dar dicas de como se tornar CMO, eu diria que requer uma formação sólida em marketing, ganhar experiência prática, desenvolver habilidades de liderança, ser um especialista em seu setor e construir uma rede profissional.
Todas essas habilidades são importantes para liderar com sucesso as equipes de marketing e orientar as estratégias da empresa. A seguir, detalho cada uma dessas dicas para ajudá-lo a se preparar para essa função desafiadora.
Adquira uma sólida formação em marketing
Para se tornar um CMO, é necessário ter uma sólida formação em marketing. É importante estudar as teorias e estratégias de marketing e entender como aplicá-las na prática. Se você ainda não tem uma formação em marketing, considere obter um diploma em marketing ou comunicação.
Além disso, você pode fazer cursos online ou presenciais, participar de workshops e conferências para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado. Eu indico os cursos da Reforge e o livro High Growth Handbook
Ganhe experiência prática em marketing
Ter uma sólida formação em marketing é importante, mas ter experiência prática é essencial para se tornar um CMO. Com 14 anos eu já usava a internet e desde cedo fui aprendendo o que era bom. Ou seja, a ação é essencial, ou como costumo dizer: pegue e faça. É simples. No meu caso, separei 2 mil e equilibrei entre social media, campanhas, criativos, seo, YouTube e todo o resto.
Ainda tenho lembranças de alguns dos meus primeiros trabalhos:
Desenvolva habilidades de liderança
Os CMOs são responsáveis por liderar as equipes de marketing e orientar as estratégias da empresa. Portanto, é importante desenvolver habilidades de liderança. Você pode buscar mentoria de executivos experientes em sua empresa ou fora dela.
Além disso, você pode se envolver em atividades de liderança, como liderar projetos, participar de comitês e ajudar a orientar novos funcionários. Dois livros muito bons que eu indico são: Pipeline da Liderança e Gerenciando Pessoas.
Seja um especialista em seu setor
Para se destacar como CMO, é importante ter um conhecimento profundo do setor em que a sua empresa atua. Mas muito além disso, é essencial ter garra, ser curioso e gostar de estudar o segmento, desde a sua história. Poucas pessoas sabem mais do mercado de publicidade do que eu, isso porque li, e li com prazer.
Assim, isso permitirá que você identifique tendências emergentes, antecipe mudanças no mercado e desenvolva estratégias de marketing eficazes. Você pode se tornar um especialista em seu setor, lendo publicações especializadas, participando de conferências do setor e se envolvendo em organizações profissionais.
Desenvolva sua rede profissional
A construção de uma rede profissional sólida pode ajudá-lo a se tornar um CMO. Conhecer outras pessoas no seu setor pode levar a oportunidades de emprego e ajudá-lo a desenvolver habilidades importantes, como networking e marketing pessoal. Você pode se envolver em organizações profissionais, participar de eventos de networking e conectar-se com pessoas em seu setor nas redes sociais.
Minha dica é: contrate mentorias. Por muitas vezes, gastei milhares de reais para entrar em mentorias one-on-one com pessoas que me ajudaram a destravar a vida, então mesmo gastando muito dinheiro, não me arrependo, pois isso me ajudou a chegar onde cheguei.
Colecionar resultados é o melhor caminho para se tornar CMO
Por fim, para se tornar um CMO, é importante demonstrar resultados. Mostre que suas estratégias de marketing levaram a um aumento nas vendas, uma melhora na imagem da marca ou a uma maior conscientização da marca.
É preciso definir qual o KPI de sucesso, demonstrar ROI. É trabalhar em cima de distribuição, vendas e reconhecimento de marca.
Manter uma mentalidade focada em resultados e em encontrar soluções criativas para desafios de marketing pode ajudá-lo a se destacar como um candidato forte para a posição de CMO. Porém, essa posição requer muito comprometimento, onde gestionar pessoas não é o único desafio, é preciso entregar relatórios com os dados corretos de todas essas pessoas, e para isso, a comunicação clara e detalhada é necessária.
Comunique seus objetivos de carreira
Se você deseja se tornar o CMO da sua empresa, é importante comunicar seus objetivos de carreira aos seus superiores e outros executivos da empresa. Isso mostra que você é ambicioso e está comprometido em contribuir para o sucesso da empresa a longo prazo.
Certifique-se de estar preparado para discutir seus objetivos de carreira e como você planeja alcançá-los.
Quer um conselho para se tornar CMO? Desista!
Ser CMO é um caminho solitário, onde sua missão é fazer com que outras pessoas brilhem no palco. Não pode ter ego e ficar querendo aparecer, é extremamente necessário ter sabedoria para errar, corrigir e seguir como se fosse apenas mais um dia.
Ou seja, se você quer chegar nessa posição por ego, meu conselho é simples e direto: desista, isso não é para você.
Apesar disso, eu amo essa sensação e as experiências proporcionadas, e eu, como profissional nessa área, se pudesse dar uma outra dica para quem está começando, seria: foque em formar o time dos seus sonhos, pois o time é a primeira missão de qualquer líder. Se o time não está alinhado, os processos também não estarão.
Lembre-se de que a posição de CMO é uma das mais importantes na empresa, então esteja preparado para trabalhar duro e estar sempre aprendendo para se destacar como um candidato forte. Com esforço e dedicação, você pode alcançar seus objetivos de carreira e se tornar o CMO da sua empresa.