Futebol é uma das paixões do brasileiro e é no Twitter que os fãs do esporte se reúnem para o esquenta pré-jogo, para torcer junto na arquibancada e para debater cada lance das partidas. Só em 2021, foram 298 milhões de Tweets sobre futebol no Brasil, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. E o assunto não deve esfriar em 2022: além da Copa do Mundo, que acontece no final do ano, o principal torneio nacional, o Campeonato Brasileiro de Futebol (@Brasileirao), tem início neste sábado, 9, e é uma oportunidade para que as marcas já se aproximem dos torcedores de forma orgânica, participando de conversas que estão acontecendo no Twitter e se fazendo presentes em assuntos sobre futebol ao longo de todo o ano. Só no ano passado, o Brasileirão gerou 32 milhões de Tweets no Brasil.
De acordo com levantamento realizado pelo time de pesquisa do Twitter no Brasil, as pessoas ficam 22% mais minutos no Twitter do que nos concorrentes durante grandes eventos ao vivo, como jogos de futebol, e 54% das pessoas que usam a plataforma no país seguem ou tem interesse no Brasileirão, 15% a mais do que nas outras redes. Além disso, para 71% das pessoas, o Twitter é bom/ ótimo para interação com as marcas, o que o torna o primeiro neste quesito com relação aos concorrentes.
“Por ser uma rede de interesses, as marcas vêm ao Twitter para participar de conversas sobre as paixões que elas compartilham com as pessoas. É uma forma de desenvolver relacionamento para além de produtos e serviços, construindo relevância cultural e familiaridade no território. No caso de eventos ao vivo, essa atuação é ainda mais eficiente, uma vez que as pessoas estão emocionalmente envolvidas com o assunto e, consequentemente, mais receptivas a mensagens de marcas”, comenta Vinícius Magalhães, gerente de vendas de conteúdo do Twitter Brasil.
A preferência das pessoas pelo Twitter, quando se trata de grandes eventos, está atrelada ao ambiente aberto e em tempo real da plataforma, que proporciona uma experiência mais imersiva para os fãs: 84% das pessoas que usam o Twitter afirmam que a plataforma tem os comentários e destaques mais atualizados sobre os eventos que estão acontecendo, e 82% sentem que o Twitter os mantém conectados aos eventos pelos quais são apaixonados.
“O Brasileirão é um dos principais eventos do país e gera muito assunto na plataforma. Participar dessas conversas e conquistar a atenção das pessoas é o desafio. Como o vídeo é a linguagem favorita dos fãs, que visualizaram 2,3 bilhões de vídeos relacionados a campeonatos de futebol em 2021, uma das soluções em que o Twitter tem apostado é o Amplify, que associa a marca anunciante aos perfis que possuem os direitos oficiais de transmissão dos campeonatos. Ou seja, uma oportunidade de atrelar a sua marca a conteúdos especiais e seguros sobre o tema, aproveitando a audiência, a linguagem e a relevância desses parceiros. Além disso, o Amplify é uma solução rápida e eficiente: o conteúdo entra no ar logo após a efetivação do pacote. É possível inserir pre-rolls de 6 a 15 segundos antes dos destaques do evento, que podem trazer um acréscimo de 7% de favorabilidade de marca e 9% de intenção de compra. Há também a opção de trabalhar outros objetivos de mídia, tais como engajamento e cliques no link”, explica Vinícius.
O Twitter terá uma cobertura especial do Campeonato Brasileiro, com páginas dedicadas e Moments dos principais acontecimentos, que podem ser encontrados na aba Explorar do Menu Principal. Além disso, oferece a possibilidade de desenvolver soluções e parcerias com marcas e agências, a fim de desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e em seus interesses.