Depois de comemorar o marco histórico de ser a única feira no mundo a realizar mais de 100 edições, a BIJOIAS, reconhecida como o maior e mais representativo evento de negócios do segmento de bijuterias, acessórios, joias de prata e semijoias da América Latina, abriu o calendário anual e celebrou mais uma conquista: ao todo, mais de 4.000 compradores e profissionais passaram pelo Centro de Convenções Frei Caneca (SP) durante os dias 27 e 28 de fevereiro para conferir os lançamentos e as novas coleções para o outono/inverno 2024 inspiradas na Macrotendência Multifaces, tema dessa edição, e suas quatro estéticas de design: Revivescência, Admirabilis, Paradoxe e Maviosa.
A edição inaugural deste ano, recebeu lojistas, revendedores, atacadistas e distribuidores de todo país e da América Latina ávidos para conferir as novidades apresentadas pelas 86 marcas participantes, entre renomados designers e tradicionais indústrias do setor. O público também pode participar da programação de palestras realizadas no auditório da feira durante os dois dias de realização sobre importantes temas do mercado, como Tendências e Comportamentos de Consumo, ministrada pela expert em tendências de moda, design e comportamento de consumo, Cristina Sant’anna; Estratégia do Mercado de Luxo, com a consultora estratégica e docente, Francine Pacheco, e sobre Como utilizar a inteligência artificial para aumentar as vendas online em 2024, que contou com o especialista em vendas para o e-commerce, Matheus Dias.
A expert em tendências de moda, design e comportamento de consumo, Cristina Sant’anna. Crédito: Thiago Javier
No total, os dois dias de feira movimentaram mais de R$ 15.6 milhões de reais em negócios, representando cerca de 45 dias de produção do estoque de peças, considerando-se que a feira atende pelo sistema de pronta-entrega, e gerando cerca de 38% a mais de vagas de empregos temporários nas mais variadas funções, além de contar com quase 100% de ocupação da zona hoteleira da região, situada nas proximidades da Avenida Paulista, um dos principais pontos turísticos e comerciais da cidade.
A diretora da B8 Eventos e idealizadora da BIJOIAS, Vera Masi, explica que a feira acontece em datas estratégicas e comercialmente fortes para a rede varejista, um dos fatores que contribuem para esse crescimento ano após ano, considerando-se que foi pioneira na implantação do sistema de pronta-entrega em um evento de negócios, que, tradicionalmente, atende através de pedidos. “A edição de fevereiro, por exemplo, costuma atender as lojas multimarcas que buscam renovar suas vitrines para o período que encerra as liquidações de começo de ano, além de se atualizarem nas tendências para a próxima estação. Já as lojas mais tradicionais, preferem a edição de abril devido a proximidade para o Dia das Mães e outras datas tradicionalmente fortes para o comércio”, explica.
Outras ações além da programação das palestras também chamaram a atenção de quem passou pelo local. A MAC Cosmetics, tradicional fabricante canadense de cosméticos, que participou pela terceira vez da feira, por exemplo, disponibilizou profissionais para fazer makes nas convidadas e dar dicas rápidas de maquiagem, além de oferecer vouchers de descontos para a compra de produtos da marca e realizar sorteios para visitantes e expositores.
Ao todo mais de 1 milhão de visitantes e 10 mil expositores já passaram pelo evento ao longo desses 34 anos de trajetória, o que gerou um total de R$ 3.5 bilhões de reais de faturamento em negócios realizados até o ano passado.
A 102ª edição da BIJOIAS está confirmada para os dias 24 e 25 de abril no Centro de Convenções Frei Caneca (SP), local no qual são realizadas suas quatro edições anuais desde 2003, e acontece sob o tema DUO para apresentar as novidades e tendências da estação focados no Dia das Mães e dos Namorados, que representam o segundo faturamento mais importante para o setor, ficando atrás apenas do Natal.
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