A STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial, segue monitorando as conversas sobre o Big Brother Brasil 24 em canais digitais com os principais insights e destaques do programa, com relatórios semanais.
De acordo com o material mais recente da empresa, que mapeou aproximadamente 3 milhões de publicações entre os dias 14 e 20 de março sobre o BBB 24, a Downy, patrocinadora da prova do Líder que ocorreu no dia 14, ficou em 1° lugar no ranking TOP 5 de empresas mais comentadas no período, com um total de 69.497 menções.
Em segundo lugar da lista, aparece a Chevrolet com 47.480 citações relativas à marca. A empresa automobilística promoveu um jogo de tabuleiro na prova do Anjo, entregando mais um Tracker como prêmio. Além da ação, os dados do levantamento mostram que a volumetria de comentários também foi elevada devido a parceria nas redes sociais com a campeã do BBB 23, Amanda Meirelles.
Já a Seara, mesmo sem ativações de patrocínio no período, segue mantendo sua colocação entre as cinco mais comentadas, ficando em terceiro lugar, devido a sua estratégia de conteúdo. Pantene e Kwai conquistaram o quarto e quinto lugares, com 13.520 e 12.058, respectivamente. A Pantene, além de ter patrocinado a festa dos brothers no dia 15 de março, levando as cantoras Duda Beat e Lexa ao programa, também trabalhou ações de conteúdo nas redes sociais. E o Kwai, como parceiro oficial do programa para disseminação de conteúdo, também está presente nas festas do Líder, que ocorrem toda quarta-feira.
Provas da semana
A Downy, que patrocinou a prova do Líder, trouxe como mecânica três fases para a dinâmica com os confinados, aproveitando para divulgar as suas fragrâncias Brisa Suave, Brisa Intenso e Brisa de Verão. A prova teve 11,8 mil comentários sobre a disputa e 1,1 mil citações à Downy.
Outro tópico que chamou atenção foi a Chevrolet em destaque por conta de conteúdos interativos que a montadora promoveu, associados à prova do Líder, mesmo não sendo ela a patrocinadora da semana. E, sobre a prova do Anjo, a empresa automobilística se tornou a anunciante mais comentada, com 31,4 mil menções à Chevrolet e 13,4 mil relacionadas à prova.
Pesquisa e metodologia
A metodologia da STILINGUE by Blip para os relatórios “BBB Insights” se baseia em social listening em larga escala, através do monitoramentos dos seguintes canais: Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X ex-Twitter), Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
O painel de pesquisa contempla primordialmente conversas sobre o programa – termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil e outros nesse sentido compõem a nossa principal busca. Além disso, para o acompanhamento das marcas que patrocinam o programa, também é contemplado hashtags nesse formato: #MarcaNoBBB. Ou seja, #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB são alguns exemplos.
No entanto, como regra de social listening, a configuração dessa pesquisa é constantemente revisada e aprimorada, principalmente no que tange a atuação das anunciantes, acompanhando os movimentos do mercado. Vale ressaltar que hashtags mais específicas de campanhas das patrocinadoras são contempladas apenas quando citadas em conjunto com termos relacionados ao BBB.
Para conferir esses e outros destaques, confira na íntegra o BBB Insights da Stilingue by Blip em https://bit.ly/imprensa-bbb.