De acordo com o último estudo Digital AdSpend Brasil, produzido pelo Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil) em parceria com a Kantar Ibope Media, a publicidade digital movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022 e os formatos mobiles responderam por cerca de 80% dos investimentos dessas verbas.
Diante desse cenário, a Adsmovil, adtech colombiana pioneira em inovação para publicidade mobile na América Latina, aponta tendências que podem ajudar as marcas na estruturação de suas estratégias de campanhas neste ano.
Segundo Leila Guimarães, country manager da Adsmovil no Brasil, as companhias devem estar atentas para conquistar a atenção dos usuários utilizando novas métricas de Attention Score, em complemento às métricas mais tradicionais já utilizadas. Esse é um ponto fundamental na construção de estratégias efetivas na publicidade digital. A executiva afirma também que à medida que a tecnologia avança, a reputação das marcas é um dos grandes desafios das empresas. Assim, a tendência é que as ações de brand safety e considerações das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança) estejam incluídas e se reflitam nas campanhas a serem realizadas.
Quanto às diferentes plataformas de anúncios, Leila ressalta que a mídia Out-of-Home (OOH) deve continuar em evidência com o fim das restrições devido à pandemia. Do lado dos anunciantes e publishers de OOH a adoção cada vez mais forte da mídia programática deve ser um ponto de mudança do mercado. Outro caminho relevante que deve ser considerado é o Retail Media, com ofertas de marcas e anunciantes diretamente nos players de varejo, considerando estratégias de enriquecimento de dados first party. Além disso, a executiva chama a atenção para os games mobile que devem continuar sendo um dos principais meios para as marcas investirem em estratégias de construção de marca que atinjam seu público-alvo.
Para se ter uma ideia do potencial oferecido às marcas pelos games mobile, um relatório da consultoria PwC mostrou que, em 2021, o Brasil superou o México e assumiu o posto de maior mercado de videogames na América Latina e que a receita desse setor no País pode duplicar até 2026. Já segundo uma pesquisa realizada pela Digital Turbine, 78% da audiência dos gamers no Brasil é proveniente de smartphones.
“Portanto, acredito que todas as empresas que possuem um objetivo de consolidar seus negócios neste ano devem estar preparadas para os diversos tipos de plataformas que podem viabilizar oportunidades para investirem em publicidade digital, com o intuito da atração de novos clientes e, consequentemente, do aumento do seu faturamento. Assim, devem trabalhar de forma cada vez mais estratégica e levar em consideração as principais tendências em publicidade digital para 2023”, finaliza Leila Guimarães.