Por Eduardo Prange
Em
um mercado cada vez mais competitivo onde tudo se transforma muito
rápido, é imprescindível que as empresas estejam atentas às
estratégias de negócios para entender o cenário como um todo. Nesse
caso, uma análise profunda dos dados pode ser de suma importância.
Um estudo realizado pela Forrester Consulting, empresa norte-americana
de pesquisa de mercado, revelou que 90% das organizações vão usar
insights orientados por essas referências para conduzir seus negócios
até 2020.
Isso mostra que as decisões já não
podem ser tomadas com base em “achismos”, mas sim em fatos. Os gestores
precisam respaldar suas medidas para estratégias mais
assertivas. Ou seja, nada mais é realizado sem que se explore a fundo
todas as informações capturadas. Dessa maneira, o que fará toda a
diferença não é só ter esses elementos em si, mas a maneira como cada um
deles é “tratado”.
Principalmente, quando falamos em
monitoramento de concorrentes, é essencial entender o que vem sendo
realizado no cenário como um todo e ir além dos dados de mercado
normalmente contemplados, só assim será possível estar alinhado ao novo
ambiente competitivo.
Hoje em dia, estar de olho em quem
concorre com a sua empresa é essencial não só para saber o que vem sendo
feito, mas também para entender o que o público-alvo está
pensando sobre as ações realizadas. Dessa maneira, é possível enxergar
forças e fraquezas para que os resultados sejam mais
assertivos.
Porém, com tantas transformações que
o mercado vem sofrendo, você sossegue me listar assim rapidamente quem
são seus reais concorrentes? Pois é, tarefa um pouco complicada,
né? Hoje, não é tão simples identificar quem são eles. Se antes tínhamos
que nos preocupar somente os diretos, hoje, por outro lado,
os indiretos podem se tornar tão fortes quanto aqueles que oferecem a
mesma solução que você.
Por isso, os dados se tornaram cada vez
mais imprescindíveis quando falamos em estratégias para alcançar seus
consumidores. Só eles serão capazes de direcioná-lo para o que
é de fato é uma ameaça para o seu negócio e como criar uma oportunidade
em cima disso.
Em linhas gerais, ficou claro que não
é mais possível idealizar uma estratégia de marketing com base no que se
considera “legal”, é preciso ir além. Estar munido de
muito conhecimento sobre o mercado e sobre os outros competidores é o
primeiro passo. Depois, é preciso saber o que fazer com esse
conhecimento, afinal, de nada adianta ter todo esse ouro em mãos e
pensar: “ótimo, mas vou seguir por esse outro caminho, acho que dará
certo”. Valorize essas informações e as trate com o máximo de zelo, são
elas que o farão caminhar cada vez mais longe!
*Eduardo Prange é CEO da Zeeng — Data Driven Platform, e
atua com Marketing Digital há mais de doze anos, com participação em mais de cem projetos relacionados ao tema.