Uma iniciativa inédita anunciada hoje vai selecionar startups jornalísticas promissoras na América Latina para receber investimento de US$ 1,5 milhão com o objetivo de acelerar o crescimento sustentável desses negócios.

O programa acelerador chamado “Velocidad” concederá financiamento e consultoria especializada para startups latino-americanas de notícias. O projeto é financiado pela Luminate, uma organização filantrópica global focada em capacitar pessoas e instituições a trabalharem para construir sociedades justas e igualitárias, e administrado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos que já trabalhou com mais de 100.000 jornalistas de 180 países, e pela SembraMedia, uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar a diversidade de vozes e a qualidade de conteúdo em espanhol, ajudando os empreendedores de mídia digital a serem mais bem-sucedidos.

“Para que as organizações de notícias da América Latina continuem fornecendo jornalismo de qualidade e contribuindo para a democracia, elas precisam de apoio para acelerar o crescimento da receita que as sustentará”, comentou Felipe Estefan, diretor de investimentos e liderança da América Latina na Luminate, do Grupo Omidyar. “Nossa ambição é que o Velocidad descubra e financie novas organizações de notícias digitais em toda a região e mostre modelos de sucesso para outras imitarem.”

O Velocidad prestará mais de 1.600 horas de serviços de consultoria a startups de notícias. Os especialistas trabalharão de forma colaborativa com os beneficiários escolhidos para ajudar a garantir que o financiamento inicial seja investido na diversificação de receitas, na criação de públicos mais engajados e, finalmente, no desenvolvimento de negócios de mídia mais sustentáveis.

“Em toda a América Latina, organizações lideradas por jornalistas colocam constantemente os leitores, e até a segurança pessoal, acima da lucratividade”, disse Janine Warner, bolsista Knight do ICFJ e cofundadora da SembraMedia. “Estudamos muitos outros aceleradores de mídia antes de criar o Velocidad, e não há mais nada na região que ofereça uma ampla gama de investimentos diretos, consultoria, treinamento e conhecimento compartilhado para a mídia independente”.

O programa acelerador chega em um momento de crescimento explosivo para startups de notícias digitais na região: a SembraMedia identificou mais de 800 veículos de mídia digital produzindo conteúdo original em espanhol. Os jornalistas que dirigem startups independentes geralmente trabalham em países com instabilidade econômica e cívica, lidam com modelos de negócios em colapso e lutam contra censura e ataques implacáveis.

“Várias forças estão minando a capacidade de jornalistas independentes de realizar seu trabalho”, disse Joyce Barnathan, presidente do ICFJ. “O programa acelerador visa capacitar jornalistas com o conhecimento para administrar negócios que possam financiar uma cobertura de notícias de primeira linha no interesse público.”

Os beneficiários serão escolhidos através de um rigoroso processo de seleção. Um total de 75 veículos de comunicação digital avançará na primeira rodada, 25 semifinalistas continuarão na segunda e oito a dez serão escolhidos para receber investimentos. Todos os semifinalistas receberão um relatório com orientações e uma bolsa de estudos para acesso total à escola online da SembraMedia. Os finalistas terão acesso contínuo a métricas de audiência detalhadas, graças a uma parceria com o Chartbeat.

Enquanto algumas organizações de mídia digital na América Latina estão construindo negócios sustentáveis e até mesmo lucrativos, a grande maioria enfrenta desafios financeiros, segundo a pesquisa Ponto de Inflexão, da SembraMedia, publicada em inglês, espanhol e português, e que entrevistou 100 startups de notícias digitais na Argentina, Brasil, Colômbia e México. O estudo constatou que a maioria não tinha recursos para investir em desenvolvimento de negócios, vendas e marketing, mesmo quando estavam atraindo tráfego alto o suficiente para gerar uma receita significativa de anúncios.

Um dos objetivos do Velocidad é ajudar empreendedores do jornalismo a construir equipes mais fortes e diversificadas, além do apoio de investimento e consultoria que os profissionais precisam para publicar notícias com maior independência e impacto nos próximos anos.

As inscrições para a primeira rodada vão de 13 de abril a 1º de julho. Para mais informações, visite http://velocidad.fund.

Crédito Foto Destaque: http://www.freepik.com | Designed by rawpixel.com / Freepik

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR