Recentemente concluí meu MBA em Branding e Inovação. Foram 2 anos incríveis de reviravoltas na forma de pensar gestão de marcas, comunicação e negócios. Agora estou aqui, colocando tudo em prática, planejando as ações para a Gramo em 2019 e achei interessante compartilhar o meu processo.
Você com certeza sabe a importância do planejamento para uma empresa (e também para a vida pessoal). Para conseguirmos o resultado esperado é importante estudar o terreno, gerar ideias e antecipar as decisões. Estamos no momento ideal do ano para começar a pensar nos objetivos das nossas marcas para o próximo calendário.
Se você ainda não começou, não se preocupe! Aqui vão 8 dicas mais uma dica essencial extra para te inspirar. Vem comigo!
Dica 1. Em algum momento você precisa começar.
Respira! Parece muita coisa, parece difícil, mas não é. Se você não iniciar, nunca vai terminar. Comece da forma que preferir, com uma planilha, um documento no word, no seu caderninho de anotações preferido. Anote tudo! Isso tira as coisas da cabeça vai liberando espaço para outras coisas, como se fosse uma fila.
Dica 2. Retrospectiva 2018.
Chama o Sérgio Chapelin! rs. Brincadeiras à parte, essa fase é super importante para entender o que foi feito este ano antes de traçar os próximos passos. O que deu certo? O que deu errado? Seja sincero com você. Analisar friamente e colocar no papel tudo o que aconteceu pode te trazer ótimas ideias.
Dica 3. Máquina do tempo dos objetivos.
Depois da retrospectiva, provavelmente você vai se deparar com objetivos concluídos, outros que ainda estão pendentes e ainda possibilidades para o futuro. Estamos diante de vários caminhos. “Mas Flavio, posso manter todos?”. Pode! Só determine a proridade deles e veja se os objetivos antigos ainda fazem sentido para você. Coloque em 3 colunas: Passado, Presente e Futuro por ordem de importância.
Dica 4. Do curto ao longo prazo.
Vamos definir metas. Dos seus objetivos escolhidos quais são os mais latentes? Estes serão trabalhados primeiro mas não podemos esquecer dos objetivos maiores. Estes devem ser construídos a longo prazo e em conjunto com os outros. São estes mais longos também que vão te trazer motivação para concluir os mais curtos. Um passo de cada vez, mas sempre com um destino definido.
Dica 5. O maravilhoso mundo do brainstorm.
Nessa etapa é proibido dizer não! A intenção aqui é gerar o maior número de ideias possível para atingir os objetivos. Sem julgamentos. Vale o que vier na sua cabeça. Pode ser simples como fazer um anúncio no facebook até alugar um foguete e ir pra marte. Anote tudo e vá construindo pensamentos. Por mais absurda que seja uma ideia, ela surgiu na sua cabeça por algum motivo e provavelmente vai despertar outras boas ideias.
Dica 6. Ta liberado dizer não! (Mentira, vai com calma).
Divida as ideias em duas colunas: viáveis e inviáveis. Antes de dizer não para as que são impraticáveis, tente resolvê-las. Talvez você não consiga construir um foguete e ir até marte, mas e se você conseguir informações no site da Nasa? Somente em último caso de realmente não ter uma solução viável para uma ideia “descarte-a” (na verdade guarde-a, pode ser útil no futuro).
Dica 7. Ação! (Onde a maioria das pessoas falha).
Eu mesmo já falhei nisso. De nada vai adiantar você ter objetivos, ideias, se não colocar em prática. Aqui você vai destrinchar tudo que você precisa para fazer as ideias acontecerem, colocar datas, micro metas e cumpri-las. Por exemplo: quero rodar uma campanha no facebook. Para isso preciso ter uma conta no facebook, ter uma página da empresa, escolher objetivo do anúncio, selecionar um público alvo, uma área de exibição do anúncio, criar uma arte, criar um texto, selecionar o valor e rodar. Estas seriam então as micro metas que devo cumprir para rodar aquela ideia.
Dica 8. Vai dar errado, mas vai dar muito certo.
Vão acontecer alguns tropeços no caminho e você vai aprender muito com eles. Prototipação rápida é essencial para testar as suas ações, quanto mais rápido você colocar em prática, mais rápido você vai ter os resultados para melhorar. Mas lembre-se: testar rápido não é testar de qualquer jeito. Desenvolva um produto/serviço mínimo viável que gere resultados para você.
Dica X. Essencial e atemporal.
Quantas vezes este ano você olhou para o propósito da sua empresa? O motivo dela existir, o que ela promete, para quem ela se dedica. Lembre-se que todo o planejamento só faz sentido se você fizer de uma forma que transmita a sua essência. Caso contrário você estará andando pelo caminho errado.
Espero que essas dicas sejam úteis para você organizar a sua empresa ou vida pessoal. Vamos chegar preparados para o novo ano!
Gostou da minha lista? Me conta aí embaixo se você vai aplicar no seu planejamento de 2019.
Abraço!
Flavio Torres