No mês de maio a MGA Press passou a disponibilizar no seu site um chatbot para melhorar a comunicação com os futuros clientes. Essa funcionalidade é uma inovação, e ainda não é usada por outras agências de comunicação.
De acordo com o diretor da assessoria, Michel Acherboim, o chatbot servirá como um pré-atendimento para explicar como funcionam os serviços disponíveis. Com o nome de Lucy, o robô apresenta a agência aos visitantes do site, demonstrando as vantagens de contar com uma equipe de comunicação e exemplificando com os próprios cases de sucesso da MGA Press.
O chatbot consiste em um programa de inteligência artificial, capaz de conversar com os internautas e dar os primeiros direcionamentos. Utilizado já em outros setores, essa ferramenta promete garantir o futuro das relações entre as empresas e os clientes.
Em virtude dos seus benefícios às empresas, o chatbot já vem sendo apontado como parte do futuro. Mesmo assim, a sua inserção ainda é lenta no mercado. Segundo pesquisa da rede profissional de TI Spiceworks, cerca de 14% das empresas americanas e europeias utilizam chatbots em plataformas colaborativas, e outros 16% desejam adotar a ferramenta no próximo ano. Ainda não há dados relevantes sobre a utilização de chatbot no Brasil.
Apesar de otimizar o atendimento e ser o primeiro contato com os internautas, a funcionalidade não irá diminuir os postos de trabalho na MGA Press. É isso o que afirma o diretor. “O chatbot chega para otimizar a relação entre os clientes e a assessoria, mas não substitui o contato humano. O atendimento com os profissionais da agência continuará o mesmo, focado na satisfação completa tanto do cliente quanto dos novos contatos”, ressalta.