O modo de prospectar clientes e/ou alunos passou por mudanças. Com a tecnologia, os empreendedores precisam inovar para aproximar os seus serviços/produtos aos valores e necessidades do público que se quer atingir. Quando falamos de adolescentes e/ou adultos que acabaram de entrar no mercado de trabalho esse cenário pode ficar ainda mais intrincado. Afinal, esses potenciais clientes são os mais bombardeados com notícias, informações e que tem a atenção mais disputada pelos meios.
Na rotina desses jovens e novos profissionais estão as redes sociais. Além de postarem sobre o seu dia a dia, esses internautas acompanham influenciadores digitais. “Algo que percebemos ao monitorar o comportamento dos nossos alunos é que o interesse deles está principalmente no que é real, ou seja no que é mais factível deles praticarem na própria vida. Temos como foco os nossos estudantes, mas a tendência é influenciar para que mais pessoas consumam mais os micro influenciadores, do que influenciadores de grande porte. Isso porque os micros influenciadores têm uma rotina mais similar à deles do que grandes nomes da internet. O que gera identificação e representatividade“, afirma Raiza Teófila, gerente de marketing de influência.
Os micro influenciadores fazem parte do marketing de influência. Geralmente, essas pessoas têm entre 10 e 100 mil seguidores em suas redes sociais, e são valiosos porque possuem um público engajado e fiel em suas publicações. Segundo um estudo da Influencity, que trabalha com estudos a respeito dos influenciadores digitais na América Latina, existem atualmente 12 milhões* de influenciadores.
“Na Aliança temos pessoas de todas as idades, mas usamos a estratégia de micro influenciadores principalmente para engajar os jovens. Fazemos por acreditar nos micro influenciadores, afinal as nossas parcerias envolvem conceder bolsas parciais e/ou totais de estudos a eles. Eles são agentes da própria mudança de vida quando estudam inglês e mostram, para outros indivíduos, que é possível transformar a sua vida por meio do idioma. São jovens mostrando a outros jovens que podem vencer, e esse é o nosso propósito”, explica Helaman Fernandes, CEO da Aliança.
Para ajudar você que tem um negócio na área de educação, o especialista em educação e tecnologia da EdTech Aliança, Helaman Fernandes separou 3 motivos para você investir nos micro influenciadores:
- Custo benefício: Os micro influenciadores são bem mais baratos do que o custo com uma publicidade tradicional, ou até mesmo, comparado com o valor de anúncios nas redes sociais. Pode-se negociar por permuta, tudo é questão de entender os objetivos dele e da sua empresa. Como os micro influenciadores tendem a trabalhar com conteúdos mais nichados, o alcance da parceria concomitantemente terá um alcance melhor.
- Novos clientes: Contratando diferentes micro influenciadores é possível pulverizar o alcance do público que deseja prospectar. Amplia o leque de consumidores. É uma boa estratégia para alcançar públicos que com apenas as publicações, da própria marca, nas suas redes, não seria possível.
- Feedback rápido e eficiente: O contato com os micro influenciadores tende a ser mais fácil do que com grandes.Logo, tende a ser mais fácil ajustes de estratégias e conteúdos. Fora que os resultados são mais fáceis de serem visualizados, tendo contato direto com curtidas, comentários e interações e ideias.
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