A Vale, que há mais de 40 anos investe em projetos socioambientais, em pesquisas e na conservação das florestas brasileiras, lançou no último sábado (22), no Dia Internacional da Biodiversidade, sua nova campanha. Criada pela Africa, a comunicação traz o conceito “uma coisa leva a outra” para mostrar como todas as iniciativas da mineradora estão interligadas de forma a promover um ciclo produtivo positivo e sustentável, seguindo os movimentos da própria natureza.
A campanha está alinhada aos pilares estratégicos e aos compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) da Vale, que tem como meta se tornar carbono neutra até 2050. Para isso, anunciou no ano passado um investimento de pelo menos US$ 2 bilhões para reduzir em 33% suas emissões de carbono até 2030. Como parte de seu trabalho para a integração da sustentabilidade aos negócios, com a construção de um legado econômico, social e ambiental forte e positivo, e a mitigação dos impactos de suas operações. Dentre as iniciativas também está a preservação atual de 1 MM de hectares de Mata Atlântica e Amazônica, com compromisso firmado para a preservação de mais 500 mil hectares até 2030.
Intitulada “Ciclo da Floresta”, a peça procura tangibilizar as práticas de ESG da Vale para mostrar ao público o que tem sido feito dentro das florestas e como isso impacta também a quem está fora dela. Além do filme de 60” em TV aberta, Pay Tv e digital, a comunicação contemplou uma ação inédita e inovadora nos principais jornais do país. No último sábado (22), uma série de anúncios sequenciais de rodapé abordaram, a cada página, um ciclo específico e essencial presente na atuação da mineradora. As peças apareceram nas capas dos jornais e seguiram até o anúncio principal da Vale. Essa foi primeira vez que jornais permitiram a veiculação de anúncios em seus editoriais.
Confira o filme:
FICHA TÉCNICA
- Título: Ciclo da Floresta
- Agência: Africa
- Anunciante: VALE
- Produto: Institucional
- Diretor Geral de Criação: Sergio Gordilho
- Direção de Criação: Aaron Sutton / Sibely Silveira
- Redator: Gustavo Diehl/Gustavo Paro
- Atendimento: Carolina Boccia / Paulo Celso Freitas / Beatriz Altenfelder / Maria Fernanda Cappelli / Mariana Lucena
- Mídia: Aga Porada / Luciana Prado / Paula Kosugi / Caio Augusto / Leonardo Araujo / Fabio Vannucci / Marcelo Lemos / Ana Gomes e João Nunes
- Planejamento: Aldo Pini /Maria Juliana Strasburg Kieling / Gabriela Castanho Gonçalves
- Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt
- Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Patricia Gaglioni
- Produção de Filme: Vetor Filmes
- Direção: Fepa
Direção Executiva: Alberto Lopes
Produção Executiva: Fernando Carvalho / Francisco Puech
Atendimento: Marcia Guimarães
Montagem: Kauê Kabrera
Coordenação de finalização: Clara Morelli / Tatiana Caparelli
Finalização: Equipe Vetor Zero - Cenas produtora: Prosperidade
Direção: André Ferezini
Cenas produtora: Sicários
Direção: André Ferezini - Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design
- Diretor de Produção Musical: Lou Schmidt / Fernando Rojo
- Produção Musical: Lou Schmidt / Fernando Rojo / Luis Bergmann / Pedro Curvello / Vinicius Nunes
- Produtor Executivo: Renato Castro / Christiane Rachel
- Coordenação: Monique Munhoz
- Finalização: Bruno Broaska / Fabian Jorge / Pablo Homem de Mello / Tiago Lins
- Aprovação/cliente: Julio Gama / Guilherme Scarance / Erica Rabelo / Natalia Menezes