ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Digital Mídias Sociais

Usuários brasileiros acessam o Twitter com regularidade para se informar sobre política

Enquete realizada na plataforma também mostra que ideias defendidas pelos candidatos em seus perfis pode contribuir para a tomada de decisão do eleitor.

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
15/08/2018
in Mídias Sociais
0 0
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O Twitter conduziu uma enquete com seus usuários no Brasil em junho deste ano para entender o papel da plataforma como o lugar em que as pessoas vão para acompanhar o que está acontecendo na política. Os resultados indicam que quase 70% deles costumam acessar o Twitter com alguma regularidade para se informar sobre política, sendo que 47% usam frequentemente e 22% de vez em quando – enquanto 13% usam um pouco. Apenas 18% dos usuários disseram não usar o Twitter para se informar sobre política.

Além disso, mais de 60% dos usuários do Twitter no Brasil acreditam que as ideias defendidas pelos candidatos à Presidência em seus perfis oficiais na plataforma podem contribuir com a sua decisão sobre em quem votar. Entre os indecisos, este percentual é maior: 79% destes usuários consideram que as propostas que os candidatos compartilharem em seus perfis oficiais no Twitter podem ajudar a definir a sua escolha.

Para os usuários brasileiros, a característica mais importante do Twitter para o acompanhamento das conversas sobre eleições é poder obter informações em tempo real (66% dos participantes da enquete indicaram esta opção). Em segundo lugar (53%) está a possibilidade de conhecer todos os pontos de vista e em terceiro (47%), o acesso a informações direto da fonte – nesta pergunta da enquete, os participantes poderiam assinalar todas as características que se aplicassem. Para chegar a esses dados, o Twitter lançou uma enquete na plataforma entre os dias 21 e 22 de junho deste ano, que foi respondida de forma voluntária pelos usuários. Participaram cerca de 2 mil usuários brasileiros com mais de 18 anos, correspondentes a uma amostra representativa dos usuários da plataforma.

#Eleições2018

Em linha com o compromisso de servir a conversa pública e promover um ambiente cada vez mais saudável na plataforma, o Twitter Brasil está preparando algumas iniciativas para essas eleições no Brasil, como:

  • Verificar as contas dos principais candidatos e partidos;

  • Manter diálogo constante com as autoridades eleitorais brasileiras, como faz em todo o mundo. Para isso, por exemplo, criou um canal exclusivo que funcionará durante o período eleitoral para o recebimento de eventuais requisições que venham a ser encaminhadas pelas autoridades eleitorais brasileiras;

  • Apoiar as campanhas e outras ações de comunicação da Justiça Eleitoral, para maximização de informações críveis e confiáveis;

  • Melhorar e aplicar continuamente sua tecnologia anti-spam para lidar com redes de automação maliciosas que se concentram em questões relacionadas a eleições.

Como forma de facilitar o contato direto entre os políticos e seus eleitores, o Twitter convidará candidatos à Presidência para participar de sessões de perguntas e respostas com os usuários. Em cada sessão, os eleitores poderão enviar perguntas pelo Twitter, a partir de uma hashtag específica, que serão respondidas pelo candidato em tempo real em seu perfil na plataforma. Além disso, para estimular o debate sobre a eleição na plataforma, todos os Tweets com a hashtag #Eleicoes2018 serão acompanhados da imagem de um emoji especial. E em linha com os esforços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estimular a participação da população na votação, a hashtag #OVotoImporta também ganhará um emoji exclusivo.

Parcerias e treinamentos

O Twitter fechou parcerias de conteúdo relacionadas a sabatinas e debates promovidos por veículos – com a Band Rio (@BandRio), com a parceria entre a RedeTV! (@RedeTV) e a revista IstoÉ (@RevistaISTOE), com a Catraca Livre (@CatracaLivre) e com um grupo formado por TV Gazeta (@tvgazetaoficial), Estadão (@Estadao) e Jovem Pan (@radiojovempan). As parcerias incluem transmissões ao vivo na plataforma dos debates com os candidatos à Presidência e ao Governo de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de ativações especiais como a exibição de contador de Tweets em tempo real na tela da TV e a participação de usuários do Twitter no debate por meio de perguntas enviadas pela plataforma.

Recentemente, o Twitter Brasil realizou o #TwitterForNews, um treinamento sobre boas práticas na plataforma com mais de 80 jornalistas de mais de 42 veículos. Durante o Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), diversos jornalistas também participaram de treinamentos e apresentações do Twitter em painéis e no estande da empresa. Além disso, o Twitter apoia institucionalmente o Comprova (@Comprova),  projeto que reúne jornalistas de 24 veículos de comunicação do país para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018. Para isso, além de treinar os jornalistas para o melhor uso de ferramentas da plataforma, o Twitter oferece por meio do programa ‘Ads For Good’ créditos gratuitos para que o projeto possa veicular anúncios no Twitter.

Tags: Eleiçõesredes sociais?twitter

Related Posts

Nestlé estreia na rede social Minus com 100 posts que celebram seus 100 anos no Brasil
Mídias Sociais

Nestlé estreia na rede social Minus com 100 posts que celebram seus 100 anos no Brasil

...

Tortuguita lança sua própria trend no Tiktok com challenge
Mídias Sociais

Tortuguita lança sua própria trend no Tiktok com challenge

...

Empreendedor brasileiro lança rede social gamificada e espera chegar aos 1,5 milhão de usuários este ano

Empreendedor brasileiro lança rede social gamificada e espera chegar aos 1,5 milhão de usuários este ano

Mondelēz Brasil e Twitter criam solução para personalização de conteúdo inédita no Brasil

Mondelēz Brasil e Twitter criam solução para personalização de conteúdo inédita no Brasil

Juliette embarca nas redes do Itaú Unibanco

Juliette embarca nas redes do Itaú Unibanco

Bradesco Seguros é a primeira Seguradora a ingressar na rede social Kwai

Bradesco Seguros é a primeira Seguradora a ingressar na rede social Kwai

A Fazenda 13 alcança 48 milhões de pessoas, no Facebook e no Twitter, com acontecimentos memoráveis!

A Fazenda 13 alcança 48 milhões de pessoas, no Facebook e no Twitter, com acontecimentos memoráveis!

Tik Tok revelará surpresas antes da estreia de’A Fazenda’

Eleições em tempos de crise: a Internet a favor dos candidatos

Next Post
Criança e Consumo denuncia Burger King ao Procon/SP por direcionar publicidade de combo a crianças

Criança e Consumo denuncia Burger King ao Procon/SP por direcionar publicidade de combo a crianças

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X