Entre os dias 11 e 16 de abril, acontece no Rio de Janeiro o Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, que reunirá grandes nomes do mercado audiovisual, da música e da inovação. A Trope, martech especializada em soluções de negócios para marcas com foco na geração Z, irá marcar presença pelo segundo ano consecutivo.
Segundo Luiz Menezes, fundador da Trope, as expectativas sobre o evento estão altas e será uma grande oportunidade para fazer um balanço do que aconteceu no ano passado, e assim conseguir captar quais serão as tendências dos próximos tempos. “O Rio2C nos permite entender a percepção de diferentes players do ecossistema e estimular networking. Com as trocas, será possível tirar conclusões e também criar expectativas”, explica.
Essa é a segunda vez que Menezes participa do encontro. Na edição de 2022, ele foi um dos convidados em um painel que tratou de questões relacionadas ao etarismo, com participantes de outras gerações. O especialista foi colocado junto do ator Ary Fontoura com o objetivo de mostrar que, mesmo com idades distintas, ambos faziam parte do mesmo universo digital.
Agora em 2023, Menezes estará em uma posição diferente no evento. “Esse ano, tenho o desafio de fazer a moderação de um painel sobre creator economy. Vamos abordar como foi o processo pandêmico e como os criadores de conteúdo se tornaram a nova identidade e também o rostinho das marcas anunciantes. A proposta é fazer uma análise e trazer um panorama geral, mostrando um pouco da visão de cada convidado”, afirma.
O painel mediado pelo especialista recebeu o nome de “A nova iD das Marcas” e ele acredita que esse é um assunto importante para conseguir entender o consumo dos brasileiros nas redes sociais e como isso se reflete em compras, serviços, produtos e resultados. “Todos esses fatores são fundamentais para entendermos os efeitos das marcas e como estas estão conversando com o público final todos os dias”, explica.
De acordo com Menezes, apesar de novo, o mercado está se transformando rapidamente e crescendo de maneira exponencial. “Precisamos promover a educação sobre o tema, porque existem pessoas que não estão por dentro da cultura digital e que não passaram por um processo de transformação digital acelerado nas companhias. Tais profissionais acabam ficando de fora e o objetivo é justamente mudar esse cenário”, ressalta.
Por essa razão, o Rio2C é um espaço importante para reforçar o quanto a creator economy é fundamental para os negócios e fomentar toda essa discussão de inovação e empreendedorismo dentro do país. Para o especialista, é preciso deixar cada vez mais claro que o criador de conteúdo é uma empresa e que as marcas não devem olhar só para a publicidade, mas também para todas as formas de parceria com creators.
O fundador da Trope também destaca como a participação no Rio2C permitirá que a martech cresça, uma vez que a presença na programação não só traz reconhecimento, mas também permite que novos insights de negócios sejam percebidos. “Todas as discussões são trazidas internamente. Nós debatemos o que aprendemos e analisamos as novas oportunidades de negócios e de parcerias estratégicas. É um ganho mútuo, o famoso dividir para expadir”, finaliza.