Buscando acelerar os processos internos e oferecer mais assertividade nos serviços, a agência full digital Rocky.Monks investiu no desenvolvimento de um sistema próprio de automação para trazer mais agilidade à rotina de seus profissionais de Social Media. Com auxílio do programa, que extrai dados das peças gráficas produzidas para as redes sociais dos clientes, a equipe pode dedicar mais tempo à estratégia, e menos às funções “mecânicas”, como o envio de e-mails solicitando a aprovação dos materiais.
Mesmo quem não trabalha diretamente com internet ou mídias sociais já sabe que os dados possuem um papel de extrema relevância. É a partir dessas informações que as empresas de marketing digital conseguem mensurar tráfego, acesso, relevância e engajamento das publicações em diferentes canais, como as redes sociais. Além disso, conseguem desenhar estratégias mais eficientes para alavancar a performance online das empresas parceiras. Agora, os dados estão sendo usados também para facilitar processos e aprimorar o relacionamento com o cliente.
A implementação desse sistema ocorreu no final de 2021 e, hoje, a prática já está incorporada no dia a dia da agência. “Para o nosso trabalho com Social Media, os programas de automação permitem acelerar o fluxo de aprovações por e-mail. Na nossa rotina diária, esse é um processo muito recorrente e, por isso, é importante que tudo ocorra com a maior celeridade possível”, explica Rafael Bueno Da Silva, Coordenador de Web Analytics da Rocky.Monks.
O desenvolvimento da automação, segundo Rafael, é um diferencial que contribui para a eficácia da operação e contribui para a rotina interna da agência em seu contato com os clientes.
Desenvolvimento do sistema
A elaboração do sistema de automação envolveu o analista de Web Analytics (WA) da Rocky.Monks, Marcos Santana, e foi baseada em uma planilha de dados. Em suma, o programa automatiza o envio de um email com todas as informações necessárias para a aprovação do conteúdo produzido para redes sociais.
“No dia a dia, essa praticidade vem me ajudando a gastar menos tempo com envio de planilhas e criativos por e-mail”, conta João Caingang da Rosa, analista de social da agência. Segundo ele, a necessidade da automação foi identificada na rotina de aprovação de conteúdo com os clientes: “Gastando menos tempo com essa atividade, ganhei mais tempo para dedicar ao desenvolvimento de estratégia e para a produção de conteúdo”, finaliza.