Foi um ano de reformas para que a nova Percussi ficasse pronta na Rua Bianchi Bertoldi. O restaurante, aberto em 1985 pelo casal Maria Grazia e Luciano Percussi e que por mais de trinta anos ocupou o número 523 da Rua Cônego Eugênio Leite, está de volta no mesmo bairro. Tocado pelos irmãos Silvia e Lamberto Percussi, filhos dos fundadores, desde o fim de 1988, hoje apresenta uma proposta um pouco mais informal. Todo o reposicionamento foi comandado pelo Rebu, estúdio de branding e design criativo comandado por Fernando Andreazi e Pedro Mattos, que já possui um amplo portfólio ligado à gastronomia.
“Foi uma delícia trabalhar com o Rebu, cada reunião, cada ponto que era falado e mostrado, o bom gosto na parte de comunicação visual, nos deu muita segurança”, diz Silvia Percussi. “É sempre difícil sair da zona de conforto, mas a equipe do Rebu conseguiu trazer o novo sem deixar de lado o que já sabemos fazer bem, ao mesmo tempo que trouxe uma contemporaneidade”, explica.
“A gente sempre traz muita verdade nos projetos, para que a história fique evidente e ganhe força através de cada elemento: nome, símbolo, cores e grafismos”, ressalta Pedro Mattos, diretor criativo do Rebu. Segundo ele, para o desenvolvimento de cada projeto é necessário conhecer o negócio a fundo. “Compreender o que é a marca, qual a sua história e o contexto social no qual está inserida é fundamental nesse processo. A partir disso, nascem grandes empresas, convictas de sua essência e do seu papel no mercado.”, diz.
“Quando chega ao restaurante, o que o cliente encontra é o resultado das vivências do lugar, mas também todo um ambiente, storytelling e experiência que foram muito bem pensados para entregar a melhor experiência sempre.”, conclui.
Branding e Gastronomia
O branding e a construção de marca podem ser considerados a gestação de uma empresa. Ambos possuem o objetivo de transformar uma ideia ainda em fase embrionária em algo grandioso, com personalidade e que faça a diferença na sociedade. Para Fernando Andreazi e Pedro Mattos, a comunicação precisa estar atrelada à arte, e o valor da entrega está no pensamento e na criatividade depositada em cada projeto, que visa sempre trazer a experimentação e destacar os elementos culturais que envolvem cada cliente.
Eles já assinaram os projetos da sorveteria Bacio di Latte e a chocolateria Dengo e agora apresentam os trabalhos que desenvolveram para o restaurante Cuia, da chef Bel Coelho, Naia, chef Tuca Mezzomo e ao bartender Jean Ponce, e Mangaba, do chef Antonio Albaneze.
A primeira unidade brasileira do hotel da rede seis-estrelas Rosewood São Paulo, também tem restaurantes que tiveram seu conceito e identidade desenvolvidos pelo Rebu, responsável pelo projeto dos restaurantes Blaise, Taraz, Emerald e os bares Rabo di Galo e Le Jardin.
No exterior o Rebu foi responsável pelo projeto de branding da Amata, cafeteria alemã localizada em Frankfurt, Samyas Kitchen, empresa de aulas de culinárias libanesa e do Oriente Médio em Londres e da primeira casa de degustação de cafés da marca brasileira Baobá em Lisboa.