Na vida pessoal muitas vezes avaliamos nossa imagem, com objetivo de crescimento e evolução. No mundo dos negócios — em especial as empresas — também passam por esse momento de reavaliação. Isso também acontece no mundo dos empreendedores, que reavaliam a identidade e possíveis mudanças. As motivações são diversas – desde a necessidade de alcançar novos clientes, comunicar novas estratégias comerciais ou até mesmo para se reposicionar no mercado com uma nova cara, roupagem ou identidade. Com as startups e fintechs, isso também acontece. Uma pesquisa feita pela Allídem, empresa que cria projetos de identidade de marca, com 335 líderes de startups e empresas de tecnologia do Brasil, revelou que a maioria das fintechs (84%) entende a importância do rebranding para a estratégia ou geração de valor da empresa. A Plug Pagamentos, OiMenu, Gran Cursos, Shark Tank, Leoparda Electric, entre outras são algumas que passaram pelo processo de reformulação.
A startup carioca Plug Pagamentos, idealizada pelos sócios Alex Vilhena (CEO, ex Braintree), Thiago Garuti (COO, ex Medicinae Solutions) e Marcel Nicolay (CTO, ex Zoop e ex Gympass), com 1 ano e meio de atuação no mercado de meios de pagamentos, acaba de concluir, neste mês de janeiro, um rebranding e passa a se chamar Malga. O intuito da mudança é fortalecer a empresa em território brasileiro e expandir seu ramo de atuação para a Latam. A reformulação também está relacionada com a preocupação de Malga com diversidade e inclusão na equipe, em oferecer pluralidade no dia a dia da startup.
“Queríamos uma empresa que fosse adaptável e que, principalmente, pudesse ser expandida globalmente. Tiramos o termo pagamentos do nosso nome exatamente por isso. Nosso nome é original e tem uma conexão direta com a nossa missão. Malga vem da palavra Amálgama, liga metálica que une elementos para formar conexões mais fortes. E entregamos soluções totalmente adaptáveis e personalizadas para as necessidades de cada cliente. Também nos preocupamos muito com diversidade e inclusão, ou seja, de ser uma empresa plural. Sabemos que a linguagem molda nosso dia a dia e uma das formas de exemplificar o quão verdadeiro isso é foi escolher não escrever Malga, nem no feminino e nem no masculino. A mudança começou a ser discutida em 2022 e passamos 6 meses construindo a marca e desenvolvendo os pontos cruciais para a sua personalidade. Queríamos lançar uma marca forte, consistente e proprietária, com um posicionamento e tom de voz que conversassem diretamente com nosso público e com as pessoas que fazem a Malga.”, explica Alex Vilhena, CEO e cofundador de Malga.
Vilhena reforça ainda que o principal motivo para uma startup investir em rebranding é a evolução. No entanto, o CEO esclarece que a essência da marca continua a mesma: empoderar negócios digitais. “Queremos ver um mundo onde a tecnologia de ponta em pagamentos seja acessível para todos os negócios digitais, de diferentes tamanhos e setores. Malga é a confirmação dessa evolução constante que queremos perseguir. As startups costumam nascer já com essa mentalidade de aprendizado e evolução e o rebranding acaba sendo uma resposta a isso: aos aprendizados, ao posicionamento, as melhorias, as lacunas que são observadas e as fatias de mercado que aparecem como oportunidades”, pontua Alex.
No entanto, o CEO lembra que sempre é desafiador mudar e para fazer um rebranding é preciso entender benefícios e malefícios do processo. O principal objetivo de mudar, segundo Alex Vilhena, é sempre o cliente — para resolver uma “dor “ou necessidade dele. “Algumas características são importantes pra essa decisão, como posicionamento de mercado, comunicação, canal de contato e a distribuição da mensagem. Malga vem com tudo isso dentro do pacote. Queríamos evoluir todos esses pontos. Todos da empresa viram valor na mudança e entraram em campo para fazer a virada da marca acontecer”, conta o CEO.
Sobre as mudanças visuais, Bianca Feijó detalha ainda que a ideia do símbolo de Malga vem dos valores principais da startup: modularidade, simplicidade e comunidade (que tem a ver com adaptabilidade a cada tamanho ou modelo de negócio digital). Em relação ao logotipo, ele evoca geometria, assertividade e simplicidade. A paleta de cores é neutra e harmônica, com três cores principais que traduzem autenticidade de Malga. As ilustrações são orgânicas e trazem os atributos de humanização, diversidade e conexões. “Para manter a marca consistente, focamos nossa expressão em fotografias que expressam movimento, troca entre pessoas, representação plural de comunidades e conexão de pessoas. Tudo isso junto, forma a maior representação visual da nossa marca”, finaliza Bianca Feijó, Head de Marketing.