De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, realizada pela RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de PMEs, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. No entanto, ainda de acordo com a pesquisa, 95% das empresas reconhecem que precisam melhorar a atuação na área e 60% de todo investimento de marketing é desperdiçado por passar a mensagem na fase errada da jornada do consumidor.
Com forte pilar de educação, a RD Station conta com a RD University, área de negócios de educação e desenvolvimento de habilidades profissionais necessárias para atuar no mercado digital, com foco em marketing e vendas. A plataforma oferece conteúdos que utilizam metodologia própria baseados em experiências práticas e aprendizados próprios da RD. São mais de 120 horas de conteúdos em mais de 26 cursos voltados para essa área que está em constante crescimento.
A plataforma fica disponível 24 horas e também oferece cursos gratuitos, com certificado de conclusão. Entre os temas disponíveis, é possível encontrar:
Curso Completo e Gratuito para aprender os princípios de como implementar as melhores estratégias de Marketing e Vendas do mercado utilizando estratégias conversacionais com o WhatsApp. Permite descobrir as possibilidades que a rede de mensagens oferece para o seu negócio e como gerar mais resultados.
São aulas práticas ministradas por André Siqueira, especialista no assunto e autor do livro Máquina de aquisição de clientes: Práticas modernas para gerar crescimento explosivo e alavancar o seu negócio com alta performance em marketing e vendas.
Curso introdutório sobre Inbound Marketing que, diferente do marketing tradicional, tem como objetivo atrair possíveis clientes por meio de conteúdo relevante e educativo, além de explorar canais como redes sociais, mecanismos de busca e blogs.
Curso indicado para quem quer aprender como vender qualquer produto ou serviço utilizando o Marketing Digital
Levando conhecimento para o Brasil
Outra iniciativa da empresa para capacitar profissionais pelo Brasil, compartilhando conhecimento e experiência com PMEs, é o Digital Leaders. O projeto organiza workshops presenciais, em conjunto com agências parceiras, para que profissionais de diversos segmentos acelerem seus conhecimentos e maturidade em marketing digital, vendas e inovação.
“Os encontros são desenvolvidos para que as pessoas compreendam que o processo de vendas não é uma linha reta e que transita em vários aspectos, sendo uma combinação de canais e estratégias”, afirma Robinson Friede, diretor de marketing da RD Station. “Assim, o marketing digital é essencial para humanizar a comunicação, coletar e analisar dados para seus potenciais clientes”.
O workshop é destinado para pessoas responsáveis ou diretamente envolvidas no crescimento da empresa e que estejam aptas a tomar decisões em nome do negócio, incluindo diretores e sócios-proprietários, por exemplo.
Cada encontro acontece em uma cidade do país, tendo um dia reservado para palestras, networking e troca de experiências. A primeira edição do Digital Leaders foi realizada em parceria com o Hubify no Cubo Itaú, em São Paulo, com ocupação de 100% das vagas. O evento também já passou por Londrina (PR), Belo Horizonte (MG) e Caxias do Sul (RS).
“A RD sempre se preocupou em levar conhecimento prático para todo o Brasil por meio dos parceiros. Estamos retomando essa iniciativa levando formação para diversas cidades, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Caxias do Sul, Maceió, entre outras. Ter um time de parceiros estratégicos nestes locais foi fundamental para conseguirmos de fato potencializar o projeto”, conclui Friede. Já para João Brognoli, CEO e fundador da Duo Studio, agência parceira da edição de Caxias do Sul, “já não há mais dúvida quanto a importância da comunicação digital, porém o tema ainda gera dúvidas na cabeça de muitas pessoas e de tudo que pode ser feito com integrações, sistemas, entre outras coisas. A ideia é de que esse encontro possa contribuir para salientar algumas dessas questões e sirva de apoio para o desenvolvimento da área em nossa região”.