Já é sabido no meio do marketing que é necessário criar uma persona para a sua marca, para criar produtos ou serviços com os quais os consumidores se identifiquem de verdade. Quando definimos uma persona, definimos um perfil detalhado do cliente ideal e comunicamos para esse perfil. Porém, 𝐚 𝐞𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐨𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳ação 𝐞𝐬tá 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚𝐧𝐝𝐨.
Chegamos num ponto onde a pessoalização se torna essencial para essa identificação. Nesse conceito, a gente conversa diretamente com o indivíduo, com UMA pessoa, e temos à tecnologia como aliada.
𝐌𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐦𝐚𝐫𝐜𝐚 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐮𝐦a única pessoa? Justamente, usando da tecnologia a seu favor. 𝐁𝐢𝐠𝐃𝐚𝐭𝐚, 𝐚ná𝐥𝐢𝐬𝐞 𝐝𝐞 𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢gê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐫𝐨𝐛ô𝐬 𝐛𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫uí𝐝𝐨𝐬. A tecnologia atrelada à experiência do cliente possibilita que ações sejam planejadas para 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 à𝐬 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚. 𝐍ã𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐨𝐧𝐚.
Um bom exemplo disso é a Lu, do Magalu. Ela conversa com a persona, com o cliente ideal da empresa. Mas dentro das lojas físicas e do site, os vendedores e atendentes, são focados na 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯í𝐝𝐮𝐨, que com certeza tem características muito mais específicas e diferentes da persona.
Pessoalização tem as seguintes características:
• Evolução da Persona
• Mentalidade Ágil
• Solução Direcionadas
• Aliado à Tecnologias
• Foco na Experiênciado Cliente
Personalização tem as seguintes características:
• Trata o Perfil Ideal
• Mentalidade Pré-Moldada
• Solução em Massa
• Resolve Dores já Mapeadas
• Foco na Experiênciade Compra
𝐕𝐨cê, 𝐝𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐚𝐭𝐮𝐚çã𝐨, 𝐭𝐫𝐚𝐭𝐚 𝐞 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞 𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐏𝐄𝐑𝐒𝐎𝐍𝐀𝐋𝐈𝐙𝐀𝐃𝐀 𝐨𝐮 𝐏𝐄𝐒𝐒𝐎𝐀𝐋𝐈𝐙𝐀𝐃𝐀?