A Outbrain Inc. (Nasdaq: OB), plataforma líder de recomendação para a open web, desenvolveu, em parceria com a TheContillery, plataforma de análise visual, uma nova pesquisa sobre o desempenho de campanhas automotivas na plataforma da Outbrain. O estudo avalia mais de 5.000 anúncios automotivos usados em mais de 3.000 campanhas e fornece insights criativos projetados para ajudar os profissionais de marketing a projetar recursos visuais e aumentar o desempenho da campanha.
A pesquisa completa pode ser acessada neste link.
“As imagens são a moeda da comunicação eficaz e têm um forte impacto no desempenho da campanha”, diz Ayal Steiner, vice-presidente de publicidade global da Outbrain. “Estamos trabalhando com muitas marcas automotivas em todo o mundo e esta pesquisa fornece um manual baseado em dados para os profissionais de marketing automotivo criarem recursos visuais com melhor desempenho na plataforma da Outbrain”.
Junto à TheContillery, a Outbrain construiu um modelo proprietário de visão computacional que processava milhares de elementos visuais para detectar e descrever com precisão os atributos visuais de uma imagem, como tipo de carro, tipo de cena, plano de fundo, exibição e enquadramento do veículo, cor do carro , associações de cores de fundo, contrastes, reflexo da carroceria do carro, presença de pessoas etc..
Ao analisar milhares de campanhas automotivas da Outbrain, a pesquisa descobriu os atributos visuais que influenciam positiva e negativamente o desempenho dos anúncios automotivos em todos os tipos de veículos e mercados.
A Outbrain e TheContillery descobriram que anúncios mostrando SUVs em estradas de terra ou na frente de prédios aumentam o desempenho em até 20%. Para veículos híbridos e elétricos, os anúncios de carros de cor azul superaram os anúncios que apresentavam um carro vermelho. Também descobriu que anúncios incluindo pessoas e prédios superaram os anúncios do tipo catálogo e de estações de recarga, apesar de este último ser o tema criativo mais usado entre os profissionais de marketing.
“Comprar um carro já não é o mesmo que costumava ser antes e a publicidade nativa se adaptou à experiência de compra de automóveis para acompanhar o comportamento do consumidor”, afirma Laura Assis, diretora comercial da Outbrain Brasil. “Este estudo traz as melhores práticas criativas, elementos visuais mais impactantes e como obter melhor desempenho em campanhas nativas para que as marcas automotivas possam se beneficiar de uma visão clara do mercado e das tendências atuais”.