Lugar de mulher é onde ela quiser. Priscila Metzker sabe muito bem disso, e lutou para conquistar seu lugar na publicidade, uma área ainda predominante masculina. Há mais de 20 anos no mercado e com a inovação presente em seu DNA, antes de fundar a Feat Music, Priscila esteve em cargos de liderança de grandes agências e anunciantes, com passagens por empresas como Unilever, UOL, Ogilvy Brasil e Artplan, além de contar com uma vasta experiência em marketing, no digital e projetos de inovação para as marcas, com profundo conhecimento dos meandros e bastidores do universo musical.
Contrariando as estatísticas, que mostram que mulheres fazem parte de apenas 25% na liderança criativa das agências, Priscila se destacou no mercado e hoje é CEO fundadora da Feat Music, um estúdio de conteúdo para marcas especializado em artistas musicais, e conta com cases de sucesso com marcas como: Rappi, Starbucks, Avon e KitKat, além de artistas como Tropkillaz, Anitta, Giulia Be, Gustavo Lima, Wesley Safadão, Luan Santana, Simone e Simaria, entre outros.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Priscila listou os desafios enfrentados no mercado publicitário e deu dicas de como superá-los. Confira:
Reconhecer o valor da mulher no mercado
Se destacar no mercado publicitário para as mulheres é difícil e ainda mais desafiador dependendo do contexto que a líder se encontra. Quando refletia sobre as mulheres que eu admirava me vinham referências de líderes que precisam manter estereótipos masculinos para se destacar. Ponderava a minha força com a força desses líderes e, claro, eu não tinha um bom resultado, isso é ruim. Nós mulheres temos habilidades ímpares, características como persistência, busca de aprendizado constante, sensibilidade para decifrar as situações, praticidade, empatia e afetividade nas relações, o que nos ajuda a encontrar soluções mais rápidas e mais efetivas. Estamos passando por uma transformação cultural e temos aí esse desafio de igualar algo que, por anos, esteve sob o controle masculino. Existe um desafio interno também para nós enxergarmos e nos posicionarmos como uma líder respeitando nossas características, acreditando sempre em nós para alcançar nosso espaço e lugar devido.
Ser confiante
Manter a postura, o respeito e ter confiança são fundamentais para nos destacarmos. Independente do meio que você está inserida, não leve a emoção para a fala. Vejo que a forma de comunicar é fundamental para conquistar respeito e valorização, sem considerar, claro, os conhecimentos e habilidades técnicas do cargo. Se valorize, independente dos erros e contratempos que tiver ao longo da jornada. Não só as mulheres, todos nós estamos em constante aprendizado. Nós mulheres temos habilidades inatas incríveis e é isso que nos torna apropriadas e mais competitivas. Ter a confiança fundamentará o seu caminho e posição.
Ter mais mulheres como líderes
Considerando o total do mercado, segundo pesquisas, mulheres fazem parte de aproximadamente 25% na liderança criativa das agências. E claro, existem exceções como agências grandes e médias, que no quesito presença feminina, incluindo a criação, correspondem ao dobro deste percentual. Mas sabemos que a predominância ainda é masculina. Acredito que ter mais mulheres líderes irá encorajar outras mulheres. Existem estudos de aumento de lucratividade das empresas e melhor performance nos resultados, com mais diretoras mulheres. As líderes femininas se destacam nas competências como: na educação, desenvolvendo e incentivando melhor a sua equipe, e na construção de relacionamentos. Ter no mercado mais líderes mulheres estimulará à mudança e fará com que a gente se sinta representada, inclusive como personagens nas campanhas nas publicidades.
Desenvolver a inteligência emocional
Para crescer no mercado e enfrentar os obstáculos impostos pelo mercado às mulheres, estude, pratique o autoconhecimento e seu autodesenvolvimento. Todas as iniciativas de equidade de gênero são válidas e vem transformando nossa cultura e o nosso mercado. Mas não podemos depender somente disso, precisamos nos posicionar e interagir no ambiente de trabalho com bom senso e maturidade. Assuma sua função capacitada e desenvolva a sua inteligência emocional. Nossas dificuldades poderão, em alguns momentos, ser maiores, por exemplo, para equilibrar os compromissos do trabalho com a jornada doméstica, filhos, marido, família. Minha dica é: escolha sempre o que você gosta, confie em você e mantenha-se firme e centrada para alcançar os seus objetivos.
Assédio de colegas
Apesar do avanço da igualdade de gênero ainda há uma predominância ampla do sexo masculino na liderança do nosso mercado. As minhas dificuldades surgiram mais quando comecei a ocupar posições de chefia e quando tive participação mais ativa nas decisões. Na maioria das empresas que trabalhei, os meus pares eram homens, e já sofri assédio, dois deles me marcaram muito. Por um bom tempo não conseguia dividir com ninguém, mas hoje, com a maturidade e sabendo lidar mais, quando tenho oportunidade de trocar com outras mulheres do mercado, faço questão de dividir, sem vergonha e fico contente de ver que o assunto está cada vez mais sendo discutido e ponderado no nosso mercado. Precisamos criar esse canal para alertar outras mulheres e conscientizar as empresas da importância de um olhar atento sobre as questões de abuso.