A Malwee, uma das principais redes de varejo de moda que atua há 50 anos no setor, em busca de evolução para o projeto “Aqui tem Malwee”, projeto de varejo qualificado semelhante ao sistema de franquias, mas livre de pagamento de royalties e sem taxas de adesão, adotou o sistema ERP da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda. O objetivo era unificar, gerenciar e controlar o cadastro e a venda de produtos efetuados em todas as lojas da rede – já são 60 pelo Brasil que fazem parte do projeto, conectar os lojistas à fábrica, centralizar informações e consolidar o posicionamento omnichannel da marca.
O Aqui tem Malwee é um modelo de negócio que potencializa nossa marca no varejo de rua, especialmente em pequenas cidades e lugares remotos do país, por isso era importante termos um ERP que conectasse consumidor, lojista e franqueadora, sem complicações, para que o projeto se tornasse um hub de soluções para a comunidade. Queríamos conhecer nosso público e entender o comportamento de vendas, para entregar produtos e serviços mais adequados”, explica Juliana Maximiano Martins, responsável pela área de de Planejamento Comercial da Rede Aqui Tem Malwee.
ERP na prática
Segundo Juliana, com a ferramenta da VarejOnline, foi possível lidar com um alto volume de dados, integrar as lojas, garantir que as operações acontecessem conforme as necessidades da Malwee e ainda automatizar as operações.
“Na nova rotina de cadastro de produtos, por exemplo, as mercadorias são cadastradas pela Malwee e visualizadas pelas lojas conforme regras estabelecidas. Temos mais agilidade e segurança nas operações agora. As telas de relatório também fornecem informações dos resultados financeiros por loja e por vendedor. Temos uma visão completa do negócio e acesso em tempo real a dados relevantes para a definição de estratégias e a tomada de decisões, como peças mais vendidas por região, preferências nas coleções da marca e resultados de investimentos”, acrescenta.
Outro aspecto importante da solução da VarejOnline é a integração por APIs, que permite a comunicação do ERP e PDV com outros sistemas já utilizados pelas redes, como e-commerces, marketplaces, softwares de fábrica, entre outros.
“Além disso, é uma ferramenta flexível, que pode ser moldada às nossas necessidades, permitindo que a gente tenha melhoria contínua em nossos processos. Ainda temos objetivos a alcançar com o crescimento da base de lojistas. E é também uma solução que atende o projeto interno da marca de ser omnichannel“, completa Juliana.
Tecnologia e gestão como aliadas
Gerir uma rede de lojas é desafiador, especialmente quando se trata de uniformizar processos e garantir o controle da operação em diferentes locais. Não à toa, uma pesquisa da Retail Week aponta que o setor de tecnologia que mais recebe investimentos do varejo (42%) é aquele voltado à análise de dados e à visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real, o que engloba, entre outras ferramentas, os sistemas ERP.
“A expansão de redes é um desafio, considerando a complexidade das operações e o dimensionamento do modelo de negócios. É preciso organizar a estrutura para garantir que cada ponto de venda reflita a mesma experiência de consumo. Mesmo contando com lojas em locais mais remotos ou com um grande número de pontos de vendas, isso é possível com um ERP completo e flexível a ponto de ser adequado às necessidades do cliente, para que seja eficaz”, afirma Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline.
Além de implantar o ERP, a VarejOnline forneceu treinamento para os lojistas da “Aqui tem Malwee”, abordando temas como: os poderes da liderança de sucesso, a importância do visual merchandising e planejamento e ações de vendas. “O foco foi treinar os profissionais para a gestão da loja como um todo. Nós temos essa preocupação, afinal, são os lojistas que operam a ferramenta no dia a dia. É importante ter essas pessoas com um alto nível de conhecimento do negócio e de como explorar ao máximo os recursos do ERP”, finaliza.