Após divulgar a evolução da sua marca e a nova identidade visual para a rede de postos, a Ipiranga é a primeira distribuidora a apresentar uma assinatura sonora e um ‘motion’ para a sua nova logomarca. Os dois formatos de apresentação da logo foramdesenvolvidos para materializar o resultado de reposicionamento da marca e seu novo propósito, “Abastecer a Vida em Movimento”, anunciado na última semana
A partir de agora a marca também pode ser facilmente reconhecida pelo som de um assovio, que acompanha a “fonética” da marca, com 4 tons, que representam as sílabas da palavra Ipiranga.
“A ideia do assovio como recurso sonoro tem muita familiaridade com os pilares da Ipiranga e como nos relacionamos com os nossos consumidores. Por ser um som humano, único e que normalmente é usado com quem está próximo, ele reforça o caráter de familiaridade, simplicidade e parceria no dia a dia junto aos brasileiros. Estamos nos apropriando ainda mais do território da mobilidade e nos colocando como parceiros da jornada completa de todos: motorizados ou não, como ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs — Vendedores Ipiranga de Pista – ou até mesmo pets. A assinatura sonora vem agregar ainda mais à evolução da marca Ipiranga, entregando uma identidade completa, que reforça a identificação que os consumidores têm pela Ipiranga”, afirma Bárbara Miranda, Vice-Presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
“Para representar uma marca tão querida era necessário um logo sonoro que transmitisse a descontração e a dinâmica presente na vida dos brasileiros. O assovio foi escolhido por trazer esse lado humano, acessível e divertido, enquanto as percussões – produzidas com o uso do corpo – evocam a ideia de mobilidade”, comenta Delano Amorim, sócio-diretor da Gomus Music Branding.
Assinada pela Superunion, o motion da marca representa movimento e apresenta o corpo do “i” como estrada”, o “pingo do i” como destino. Esses elementos foram identificados pelos consumidores nas pesquisas realizadas durante do processo de criação.
Participaram do processo de construção do novo posicionamento e identidade da Ipiranga a Superunion e Alexandria (responsáveis pela marca Ipiranga e novo propósito), a Pharus (responsável pela arquitetura de marca, Jet Oil e Ipimax), o estúdio de tipografia Fabio Haag Type (tipografia proprietária) e a consultoria de music branding Gomus (sound design). O projeto ainda contou com colaboração da Talent Marcel.
Conheça a assinatura sonora:
FICHA TÉCNICA
IPIRANGA:
- Presidente: Leonardo Linden
- Vice-Presidente de Marketing e Desenvolvimento de Varejo: Barbara Regina de Miranda Haschelevici
- Diretora de Marketing: Rafaella Tiemi Rossi Gobara
- Gerente de Comunicação e Marketing: Fernanda Ribeiro de Menezes
- Gestão do Projeto: Maria Eugenia Freitas de Magalhães Pinto e Bianca Abrantes Cotta de Mello Prisco
- Arquitetura: Andrea Matriciano Xavier de Lima, Juliana Lages Sarinho e Fernanda Monteiro de Barros
PHARUS:
- Founder/ Creative Executive Direction: Marcio Mota
- Partner/ Creative Direction: Luca Bacchiocchi
- Partner/ Content e Verbal Direction: Vivi Kano
- Account Manager: Carol Brandão
- Design Coordinator: Erick Fugi
- Criação (design): Will Girundi, Lígia Gabriele, Levi Orrico
- Criação (redação): Gabriela Locateli, Catharina Rocha
ALEXANDRIA:
- Founder/ CEO: Solange Ricoy
- Strategy Direction: Renato Sutti
- Pesquisa: Corina Karsch
- Moderação de Campo: Ferdinando Vilela
TALENT MARCEL:
- CEO: Lica Bueno
- Chairman: João Livi
- CCO: Vinicius Malinoski
- ECD: Otavio Schiavon
- Criação e conteúdo: Camila Miyamura, Lui Lima, Gustavo Mayrink, Leonardo Milani, Ricardo Marques, Rodrigo Passos, Matheus Dantas, Júlia Branco, Rogério Scaramal, Ana Bezerra, Ana Clara Salles, Camila Siciliano, Rafaela Ferreira
- COO: Carol Escorel
- Negócios: Carolina Amaral, Bianca Bizello, Alice Savioli, Wey Borges
- CSO: Gabriela Soares
- Estratégia: Douglas Nogueira, Alexandre Doria, Evelyn Maia
- CXO: Gustavo Macedo
- Mídia e BI: Kleber Faria, Daniel Bonifacio, Julia Martinez, Rogério Vasconcelos, Letícia Milião, Renato Margoni
Produção: Victor Alloza, Erika Sartini, Iara Pertusi, Ingo Santos, Mario Coelho, Daniele Sampaio - Ilustrações: Black Madre
SUPERUNION:
- CEO e sponsor: Marcelo Bicudo
- Head de negócios: Fernanda Klebis Dias
- Atendimento e gestão de projeto: Aline Farkuh Mazini
- Head de estratégia: Raquel Sztejnberg
- Estratégia de marca: Janet Riddell, Felipe Ribeiro e Luis Moreira
- Diretor executivo de criação: Heitor Piffer
- Design: Shingo Sato, Amanda Bellani, Paula Robinson, Nicole Rauen, Gabriel M. Ramos, Gabriel Gonçalvez e Antonio Werneck
- Redação: Juliana Machado e Giulia Machado
- Arquitetura: Giovanna Falconi
- Type design: Fabio Haag Type
- Motion design: Rafael Barnete
- Sound branding: Gomus Music