A imagem é um dos elementos mais impactantes na sua marca pessoal, porém não é o mais importante. Mesmo assim é imprescindível dar atenção e intencionar o que se transmite através dela. Nosso cérebro é muito visual e aí está a explicação da famosa primeira impressão.
A percepção que as pessoas terão através da sua imagem será aquilo que você mais repetir. Imagem importa, sim! Você pode até não concordar, mas esse é o jogo.
Percepção é treino, mas acima de tudo, clareza do que você é, do que deseja transmitir e de como vai passar isso. Talvez você já saiba o que quer mas não sabe como materializar isso. Mentorias, consultorias, cursos, métodos estão aí para isso, para orientar como pode concretizar seu posicionamento, também, através da sua imagem, externalizando sua personalidade.
Compor a sua imagem adequadamente para ocasiões e público, fala sobre você. Entender os códigos visuais da sua imagem, combinar estilos, roupas, acessórios, é a materialização da sua capacidade de percepção. É o quanto você consegue interpretar seu sentimento, seu repertório, suas referências, sua história. Essa comunicação traz segurança, confiança, coerência e ajuda a alcançar os seus objetivos.
Uma pessoa que respeita o seu estilo pessoal, o seu estilo de vida, o seu público, o seu negócio, com uma imagem intencional é forte e elegante porque banca as suas escolhas.
Moda traduz comportamento de uma época, mas não, necessariamente, você deve usar tudo que está na moda. A escolha dos elementos da moda que você compõe a sua imagem, respeitando o que te representa, fala quem você é.
Mas não se engane! Nada disso tem a ver com ostentação. Aqui mora um dos maiores perigos da sua marca pessoal: transmitir o que você talvez não seja. A curiosidade e interesse pelo caminho até chegar à ostentação, a trilha da “riqueza”, é sedutora, mas usá-la como ferramenta de conexão é uma estratégia rasa e desacreditada. Até que ponto gera credibilidade? Até que ponto constrói a reputação?
Cuidado para não cair na armadilha de tentar caber para pertencer e parecer. Vão dizer que você precisa de roupa “xyz” para vender alto ticket, ter cabelo alisado, loiro, usar salto e batom vermelho. Não tem nada de errado se esses elementos correspondem à sua essência, aos seus objetivos e ao seu público. Você está no caminho assertivo.
Mas e quando não te representam? Quando não te ajudam a alcançar os seus objetivos? Quando não vão te aproximar do seu público? Você não vai gerar conexão e acabará sendo um mero personagem.
Não tenha dúvidas que a sua imagem impacta no seu negócio. Esse é o mundo que se vive hoje. Você não precisa se encaixar em nada. Precisa só entender, saber onde quer chegar, exteriorizar quem você é de forma intencional, com os sinais imagéticos que correspondam a isso.
Por trás de uma estratégia de imagem estão roupas, aparência, traços faciais, energias, gestos, postura e comportamento. Nenhuma peça, acessório, cabelo ou traço sozinho e dissociado do todo pode transmitir algo. Tudo precisa ser unido para representar alguma percepção, expectativa ou imagem e aí, então, passar uma mensagem.
Alessandra Arantes | @soualessandraarantes
Estrategista e Mentora de Branding Pessoal, Imagem e Negócios. Atua há 8 anos, exclusivamente, com mulheres empreendedoras, empresárias e profissionais liberais, dedicando-se a direcionar o fortalecimento da marca pessoal dessas mulheres, para alcançarem mais resultados nos seus negócios, conquistando mais oportunidades, clientes, objetivos pessoais e profissionais. Faz isso através de conteúdos, palestras, mentorias, consultorias, treinamentos e cursos online, com alunas e mentoradas em todo o Basil e em mais 4 países. Possui formações, cursos e especializações em Direito, Gestão de RH, Gestão de Marcas e Produtos, Consultoria e Coach de Imagem, Personal Branding, Desenvolvimento Pessoal, Comportamento Humano, PNL, Marketing, Vendas, Neurociência e Empreendedorismo. Tem um desejo árduo de compartilhar conhecimento, experiências e práticas de transformação. Acredita que toda mulher pode ter a liberdade de fazer as suas escolhas através do conhecimento.