A Hub, consultoria de RH com soluções de recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas, com quase 10 anos de atuação e mais de 400 clientes atendidos, projeta encerrar 2023 com um faturamento de R$ 19 milhões, um crescimento de 22% em comparação a 2022. O resultado expressivo foi impulsionado pela demanda de clientes nas áreas de mineração e serviços financeiros. Um crescimento dessa ordem havia sido registrado da última vez em 2021, em um cenário justificado pela pandemia. Com a musculatura conquistada e grandes marcas atendidas, como Ambev, Google, Natura, Itaú, Stellantis e Vale, a empresa, que antes era conhecida como Somos Hub, anuncia mudança no nome e passa a atuar como Grupo Hub, investindo em novas unidades de negócio e produtos – chegando a 5 no total.
Atento aos indicadores macroeconômicos que impactam diretamente o número e tipo de vagas abertas pelo Brasil, o Grupo irá lançar nas próximas semanas, dentro da unidade Hub Top Executive, o serviço de C-Level as a Service (CaaS) para negócios que precisam se desenvolver de forma acelerada, selecionando profissionais de acordo com o momento financeiro da organização. Para a consultoria, a solução Hub CaaS virá ao encontro de um 2024 marcado pelo panorama econômico mais difícil, em que as empresas precisarão movimentar seu quadro de funcionários, em busca dos melhores líderes e executivos.
“O setor de RH é um dos principais termômetros do mercado e antecipa muitas tendências. Quando as empresas retomam seus processos de contratação é sinal de que estão confiantes e se preparando para crescer ou estão procurando os melhores talentos para enfrentarem cenários mais desafiadores, que é o mais provável nesse momento, diante da expectativa de incertezas da economia e uma projeção de PIB ainda menor em 2024”, destaca Fernando Guedes, sócio sênior do Grupo Hub, que está à frente da empresa junto com os demais sócios sênior Victor Fazzio e Frederico Torres.
“O PIB projetado de 1,5% tende a ser um fator que remete a menos vagas. No entanto, esse ano houve um compasso de espera por parte das empresas por conta da mudança de governo. O ano que vem não envolve grandes contratações de volume, e sim os melhores profissionais. Isso inclui equipes de venda mais competitivas, gestão financeira que olhe para custos e RHs que retenham talentos”, acrescenta.
Guedes ressalta que profissionais C-Level sob demanda têm tido uma procura crescente tanto de grandes empresas como de startups. “É também um problema etário para executivos na faixa dos 50 anos que têm esta dificuldade de se colocar de forma permanente no mercado. Estes projetos pontuais são uma oportunidade de atuação. Portanto, a solução vai fazer a conexão destas necessidades.”
Nova plataforma de tecnologia
A empresa, que nasceu em meio à crise econômica e política dos anos de 2014-2016, enxerga o momento de retração à vista como uma oportunidade de ganhar market share e inovar. “A postura ativa em cenários desafiadores é uma marca da nossa atuação. Em 2018, crescemos 50% enquanto o mercado digeria a crise política e aguardava o resultado das eleições em 2017”, afirma Guedes.
O crescimento de 2023 foi impulsionado pela entrada de um novo produto de RPO (Recruitment Process Outsourcing) destinado a empresas que buscam agilidade em contratações de volume. Conhecido como Hub Infinity, o serviço foi responsável por metade do incremento da receita. Para o primeiro trimestre de 2024, além da solução de C-Level, a consultoria apostará em uma nova plataforma de tecnologia que promete unir eficiência, praticidade e baixo custo para os RHs para competir com as principais HR Techs do mercado.
“Há muitas destas soluções no mercado. Nossa proposta é implementar algo simples e novo, atacando o que observamos como lacunas e dores. A ideia é viabilizar, com baixo investimento, uma plataforma funcional, eficiente e customizável que vai atender desde grandes corporações até startups”, explica Victor Fazzio, sócio sênior do Grupo Hub.
Oferecendo soluções one stop shop para capital humano ao longo de quase 10 anos, a empresa tem um índice de satisfação médio bastante elevado entre as mais de 400 empresas atendidas, com índice de recompra do cliente de 90% e 95% de assertividade nas contratações.
Setores que mais contrataram em 2023 e apostas para 2024
Com tempo e experiência de mercado de quem atende algumas das maiores empresas do país, a consultoria aponta mineração e tecnologia como os setores que mais se destacaram em 2023 com relação ao número de contratações. “O mercado de tecnologia, especialmente aquele voltado para serviços financeiros, seguiu um movimento de retomada lento, porém constante. Esta tendência deve continuar, com o arrefecimento dos layoffs e uma maior estabilidade”, observa Frederico Torres.
Para 2024, os sócios apostam que o mercado de mineração seguirá em alta, puxado pela valorização do dólar e o volume de empresas que seguirão exportando. Com a diminuição da taxa Selic e maior oferta de crédito pelos bancos, construção civil também deverá se destacar, assim como o setor de bens de consumo e o de agronegócio. “Foi um 2023 de safras ruins para o agro, o que leva à expectativa de uma safra superior e recuperação de ganho no ano que vem”, analisa.
Outro setor que não performou bem, mas que pode esperar melhora, é o de varejo, segundo a empresa. “Games também está em ritmo de retomada neste final de ano. Estamos recebendo mais propostas destes segmentos. Todo este movimento costuma antecipar o que se refletirá no mercado daqui a dois, três meses. Então já estamos olhando para 2024”, finaliza Torres.