Belo Horizonte se prepara para ser o palco da sexta edição do Festival IMuNe, um marco no calendário cultural brasileiro que se destaca pela celebração da diversidade e pelo impulso ao cenário artístico da comunidade preta e grupos minorizados como as comunidades periférica, indígena e LGBTQIAPN+.
O evento, que ocorrerá no dia 16 de novembro, promete superar suas edições anteriores com uma programação de 16 horas ininterruptas. Um diversificado leque de talentos irá destacar a pluralidade musical do festival, que contará ainda com a presença de cantores, apresentadores e influenciadores de destaque. As cotas de patrocínio, estabelecidas entre R$ 180.000,00 e R$ 600.000,00, já estão sendo negociadas e abrem uma janela para marcas se alinharem a um evento de profundo impacto cultural e social, já contando com o apoio de nomes como Buser, plataforma de intermediação e revenda de viagens rodoviárias com mais de 11 milhões de clientes em todo o Brasil e Funarte que foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas de 2023.
Destaque na Promoção da Diversidade Cultural
Com a expectativa de atrair mais de 6.000 participantes, o IMuNe se estabelece como um evento pioneiro na valorização da diversidade cultural no Brasil. Este ano, o Festival brilha com sua abordagem inclusiva e multidisciplinar, oferecendo desde concertos musicais tradicionais até experiências imersivas como rodas de samba e bailes funk, criando uma oportunidade estratégica para marcas alcançarem visibilidade num contexto cultural e social relevante.
Assim como nas edições anteriores, o sexto festival IMuNe terá uma versão complementar no Metaverso, realizado no Awticity, um dos maiores e mais assistido servidor de GTA RP da América Latina. Os shows serão transmitidos ao vivo por jogadores, artistas e influenciadores em streams em plataformas de vídeo como Tik Tok, Youtube e Twitch.
Outro diferencial da sexta edição do Festival IMuNe são os pocket shows denominados “Rolezinhos”, que serão realizados em seis capitais do Nordeste brasileiro ainda neste ano: Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife. Essa iniciativa ressalta o compromisso do Festival IMuNe em consolidar-se como um polo de incentivo à valorização da música, ampliando sua pluralidade por meio de um evento itinerante que impulsiona a cena musical em âmbito nacional. Dessa forma, o festival se expande como um circuito nacional, promovendo não apenas sua presença em Belo Horizonte, mas também levando seus eventos a diversas outras capitais do país, enriquecendo ainda mais a experiência musical para o público.
Engajamento de Marcas com Propósito
Além de ser um palco para o talento e a criatividade, o festival serve como uma plataforma eficaz para o engajamento de marcas com um público diverso e socialmente consciente. A participação no IMuNe permite às empresas fortalecer seu compromisso com o combate ao racismo e a promoção da igualdade, melhorando sua imagem junto a uma comunidade atenta às responsabilidades sociais das corporações.
Idealizado pela, o projeto sublinha a importância de iniciativas de afirmação artística. “O Festival iMune, há 5 anos, vem impactando positivamente o cenário cultural brasileiro, sendo reconhecido pela sua exemplaridade artístico-cultural e pela atuação diante de lacunas existentes. Nós mobilizamos artistas de todo o Brasil e temos a ambição de reverter um cenário de pouca representatividade”, enfatiza Bia Nogueira.
Com o objetivo de ampliar o público do Festival, serão oferecidos ingressos gratuitos e a preços acessíveis, disponibilização de conteúdos dos shows na internet, além da mobilização de identidades que atendem pessoas com deficiência.