Se o Branding envolve comunicar estrategicamente um conjunto de símbolos, histórias, missões, valores e outros elementos que se convertem em um forte propósito – atual elemento diferenciador e crucial para a construção de uma marca – então, qual é o elo entre o Branding e as marcas?
Acertou quem pensou em Estrategista de Marca ou, do inglês, Brand Strategist.
O trabalho de um Estrategista de Marca é bem complexo, apesar da banalização que se observa no mercado. Me arrisco a dizer que essa é uma verdade que nem todos sabem, nem mesmo boa parte das marcas. No mundo online há muita complexidade sendo vendida em fatias básicas, com a promessa de solução fácil e rápida para as questões que mais afetam as empresas.
Mas ser estrategista de marca é tão fácil assim? Não. Nada fácil.
Trabalhar estrategicamente uma marca exige permanência nela. Pesquisar, construir, medir, aprender e, com base nessas descobertas, reconstruir algo que não foi tão eficaz quanto o esperado. É preciso uma capacidade de escuta contínua, um genuíno sentido de curiosidade e uma dose saudável de humildade.
Um Estrategista de Marca precisa ter também a coragem para testar, por vezes sem conta, versões do storytelling de uma marca e de, pelo menos, parte das estratégias inicialmente desenhadas, até que seja possível mensurar os primeiros resultados. Isso é o que possibilita colher também novos insights para apoiar a melhoria de ideias e processos.
Um Estrategista de Marca deve ter a capacidade de entender que as coisas não são definitivas, estáticas e demasiado semelhantes a uma receita que deve ser religiosamente seguida, sem nenhuma flexibilidade.
Deve ter um background rico em conhecimentos que vão desde a história à sétima arte, e vivências que possibilitem o entendimento do espírito do tempo que nos rege em um determinado clima cultural, o famoso Zeitgeist. Isto porque há um movimento constante de renovação de acontecimentos sociais e da mentalidade dos consumidores, pois a sociedade não é estática e nós, seres humanos, funcionamos de uma maneira tão autêntica, que há sempre uma demanda latente em ponto de eclosão.
Um estrategista, em sua essência, é um big thinker e visionário, um intérprete de tendências, valores, desejos e necessidades. Um contador de histórias que caminha junto com as marcas nas suas constantes evoluções, buscando sempre torná-las diferenciadas, memoráveis, desejáveis, encantadoras, bem posicionadas na mente do consumidor, fortes, utilizando como principal ferramenta o Branding.
Lembremos sempre de que marcas são conversas, diálogos permanentes. Marca é constância, presença, lembrança. Marca é feeling, pura coerência. Marcas têm alma! Assim como não devemos nos esquecer de que o trabalho de construção de marcas nunca acaba, e que o estrategista é uma peça fundamental.
Jaqueline Mourão
Publicitária, Estrategista de Marca e Branding Criativo, Pesquisadora de Tendências e sensorialista ”feeling the brands” desde 2005. Tem 18 anos de experiência na construção de Marcas com Feeling. Atualmente desenvolve projetos de Branding, Experiência de Marca, Comunicação, Marketing e Consultoria, com atuação na Europa e Brasil.