Fazer perguntas para um assistente virtual tem sido um hábito comum na atualidade. Não é à toa que muitas tecnologias vêm surgindo na tentativa de responder às dúvidas e problemas virtuais. Em dezembro de 2022, foi lançada mais uma ferramenta com esse propósito e trouxe consigo uma série de debates nos ramos de comunicação e marketing.
Criado pela OpenIA, o ChatGPT é um algoritmo dotado de inteligência artificial que, supostamente, consegue responder questões complexas e conversar sobre diferentes assuntos. Assim que foi lançada, a ferramenta pegou de surpresa jornalistas, redatores e demais profissionais da área, com o seguinte questionamento: será que essa inteligência artificial é capaz de substituir o homem em atividades como produção de textos e solução de problemas técnicos?
Diante dessa dúvida e percebendo o aumento de debates sobre o assunto nas redes sociais, especialistas da empresa de comunicação e estratégia de conteúdo, Experta, colocaram o ChatGPT à prova, desafiando sua funcionalidade para produção de pautas, textos, conteúdo completo, SEO on page e uma estratégia de link building.
Até onde o ChatGPT pode ir ao fazer pautas?
Segundo informações divulgadas pelo ChatGPT, a ferramenta foi treinada para gerar soluções e realizar conversas em linguagem natural com os usuários. Durante sua criação, o recurso foi baseado em algoritmos capazes de permitir aprendizado contínuo, melhorando as respostas ao longo do tempo.
Para testar a ferramenta, a Experta abordou diferentes processos da criação de conteúdo. O primeiro desafio foi comandado pela pauteira da empresa, Heloísa Aguieiras, que pediu ao ChatGPT cinco ideias de briefings com a temática de astrologia.
A pauteira apontou vantagens da plataforma, elencando a qualidade de ideias e conduções para pautas e a rapidez do funcionamento, aspecto que pode ajudar o profissional diante de prazos mais curtos. Apesar de ter sido um recurso interessante, Heloísa relata que o ChatGPT pode ajudar o profissional a iniciar o processo de criação de pauta, mas não para entregá-la de forma independente.
“As respostas são mais completas a cada refino da pergunta. Por isso, é importante o profissional no comando da ferramenta, conduzindo o objetivo do trabalho, senão ela se torna apenas um elencador de palavras”, considera Heloísa Aguieiras.
Como é a criação de conteúdo do ChatGPT
O segundo teste realizado pela Experta foi comandado pela redatora Gracielle Nocelli. Para o desafio, a jornalista fez questões referentes a temas que seriam usados para conteúdos de link building, blog post ou Digital PR, nas áreas de economia, tecnologia e carreiras.
A análise feita pela redatora é que a ferramenta falha em contextualização, não informa fontes nem utiliza dados que orientem o leitor sobre o assunto tratado no texto. A avaliação geral de Gracielle é que o ChatGPT pode auxiliar na pré-apuração, sendo incapaz de substituir o trabalho de um profissional.
A ferramenta também foi desafiada a escrever um conteúdo jornalístico completo pelo editor de conteúdo da Experta, Clecius Campos. A missão foi a criação de um texto de 600 palavras sobre o tema “investir na crise”.
Clecius esperava encontrar um conteúdo completo e coeso sobre a temática, mas não obteve esse retorno. Além de ser menor do que o solicitado, o texto não tinha dados, referências, personagens ou autoridades que pudessem dar mais credibilidade ao conteúdo.
Outro ponto destacado pelo editor foi a dificuldade da ferramenta para trabalhar com sinônimos e analogias, além da falta de compreensão do tema que envolvia a palavra “crise”. Por esse motivo, o texto ficou repetitivo e trazia aspectos envolvendo crise sanitária e financeira.
SEO on page e off page
A Experta também testou o ChatGPT em soluções de problemas de SEO on page. A responsável pelo desafio sobre otimização de sites e mecanismos de busca foi a analista de SEO, Panmela Tonassi.
O primeiro teste pedia que a ferramenta montasse uma estrutura de um site de educação. Após verificar os resultados, Panmela avaliou que o ChatGPT trouxe oportunidades para estruturar o menu de um site, mas que as respostas foram genéricas.
O segundo desafio foi a busca por palavras-chave relacionadas ao termo “link building” para atender a uma empresa de SEO. Nessa fase do teste, a ferramenta, embora tenha retornado com palavras relacionadas ao nicho solicitado, foi repetitiva e não utilizou variações importantes.
Ainda buscando entender a funcionalidade do recurso, a analista de SEO pediu a criação de um sitemap para URLs fornecidas no momento da busca. Dessa vez, a profissional foi surpreendida pelo ChatGPT, que se mostrou capaz de criar uma estrutura eficiente.
O último especialista a analisar a ferramenta foi o analista de link building da Experta, Luiz Affonso Mehl. Nessa etapa, o recurso foi testado para atender questões de estratégia de SEO off page. No primeiro momento, o profissional solicitou sites bons para obter backlinks, e teve surpresas em relação à resposta dada pelo ChatGPT.
“Minha avaliação da resposta foi positiva. A ferramenta se mostrou por dentro das normas corretas para uma boa prática de link building e ainda me surpreendeu dando dicas de como obter backlinks”, avalia Luiz.
Dando continuidade ao teste, o profissional fez à inteligência artificial uma pergunta mais específica, ao solicitar páginas na internet sobre educação com intuito de levantar 100 domínios sobre o assunto para linkagem e parcerias de conteúdo.
Como resultado, Luiz obteve uma lista com cerca de 30 sites que, segundo ele, possui qualidade inferior do que seria obtido caso ele tivesse solicitado ao Google. Além disso, os sites não acompanhavam uma meta description, aspecto que orienta o usuário sobre do que se trata aquele veículo.
ChatGPT não substitui profissional
Em linhas gerais, a COO da Experta, Viviane Camargos, acredita que a inteligência artificial pode ser usada para otimizar e auxiliar o profissional, mas não atuar de forma independente, ocupando a vaga de um colaborador humano qualificado.
“O ChatGPT não pode substituir um cérebro humano para o trabalho que desenvolvemos na Experta, especialmente no quesito qualidade. Somos conhecidas pelo conteúdo útil, informativo, autêntico, único e otimizado, desenvolvido conforme as diretrizes do Google, priorizando as pessoas. Além disso, nossos valores como empresa celebram e incentivam a humanidade”, explica Viviane Camargos.
O teste completo, com mais informações e as respostas dadas pelo ChatGPT, pode ser conferido neste link.