Quando o Google anunciou que o Chrome não suportaria mais o uso de cookies de terceiros a partir de 2024, o universo do marketing digital precisou se preparar para a mudança. Isso porque esses arquivos armazenam dados dos usuários para personalizar a navegação, material vital para calibrar a assertividade de ações de marketing em plataformas como Google Ads ou Meta Ads, onde são criadas as campanhas de anúncios que se espalham pela internet. Por outro lado, os cookies são comumente relacionados a casos de violação de privacidade na web, o que sustenta a decisão do Google. E como manter a assertividade das ações de marketing digital sem essa ferramenta?
Até o momento, o mais comum é o uso de APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação), que são um meio de transferência de dados de um ponto para outro de maneira direta, sem interferências ou intermediadores. O problema é que cada plataforma de mídia possui suas próprias APIs e geralmente são várias implementadas nos sites de uma vez. Isso faz com que elas fiquem sobrecarregadas, apresentem falhas e lentidão e, por serem todas diferentes, obrigam o time técnico a gastar muito tempo configurando e implementando cada uma.
Para resolver esse desafio, a agência full service Adtail desenvolveu uma solução que cobre todos esses pontos: não perde os dados que permitem a criação de campanhas nas plataformas e também otimiza o tempo gasto pelos profissionais nesse processo, ao realizar uma implantação única para todas as APIs, sejam elas do Facebook, TikTok, Pinterest ou outra plataforma. Ou seja, ganha-se produtividade interna que se desdobra em assertividade nas campanhas dos clientes.
Trata-se da TagTail, codinome adotado para a ferramenta elaborada por Leandro Furlan, Gerente de Tech da Adtail. “O recurso, que é, de certa forma, uma API de conversão própria, funciona da seguinte maneira: concentra o fluxo de transferência de dados e aprimora esse processo para o cliente e para a equipe. Dessa forma, não impacta na performance do site, diferentemente da aplicação direta. São três soluções em uma: melhoria para o site, para os profissionais envolvidos e para os resultados das campanhas”, comenta Furlan.
“Os dados são apenas enviados, não armazenados nem modificados de nenhuma maneira, e a quantidade é maior do que os cookies permitem, o que significa mais informações para aprimorar a segmentação do público e, consequentemente, melhorar os resultados das campanhas”, conta Rafael Ataíde, Diretor de Data&Tech e Associate Partner da Adtail. “Ao mesmo tempo em que a qualidade de transferência de dados aumenta, pela própria natureza da API, o site ganha em performance e nosso time também”. A ferramenta ainda conta com atualização de API centralizada, o que facilita a manutenção, e um ambiente de alta disponibilidade.
Resultados e reconhecimento
Essa via única de transferência de dados ao invés de várias trouxe resultados claros para os clientes da agência. Houve um aumento de 16% em conversões nas campanhas, o que significa contatos que se converteram em vendas ou em outras ações que eram metas das marcas.
Em outras palavras, 16% a mais dos anúncios veiculados tiveram resultados positivos a partir da implementação da TagTail.
Além disso, no final de agosto deste ano, foram anunciados os vencedores da oitava edição do Prêmio Profissional Digital 2023, da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADI) em parceria com o Digitalks, e a ferramenta da Adtail foi vencedora da categoria Martech, de soluções de marketing com base tecnológica.
A novidade tem tudo para seguir aprimorando o trabalho da agência com os clientes, e o reconhecimento da premiação estabelece a TagTail como uma criação inovadora.
“É incrível ver nosso trabalho sendo reconhecido em uma ocasião tão importante. É ótimo ver que o mercado possui essa visão sobre a relevância de projetos que aumentem o resultado de campanhas de mídia paga, aumentem a segurança de dados do consumidor, e aumentem também a eficiência de processos de uma empresa”, conclui Rafael.