A fase emergencial, que prevê regras mais rígidas de funcionamento da fase vermelha da quarentena, entrou em vigor nesta segunda-feira (15) em todo o estado de São Paulo e deve permanecer até o dia 30 de março. Com tantas transformações comportamentais, devido à Covid-19, o marketing também acabou sofrendo mudanças. Mesmo com a fase vermelha, muitas empresas estão atingindo suas metas por meio doGrowth Marketing, uma metodologia que se propõe a atuar no crescimento de negócios disruptivos que desejam crescer exponencialmente.
De acordo comNeto Angel, apesar da crise muitas empresas estão atingindo resultados positivos. Com a estratégia certa de Growth Hacker, os resultados mais encorajadores podem dar lugar a ofertas mais otimizadas e de valor focadas em obter leads, com ações de baixo custo, métodos de entrega mais digitalizados e novas ações criativas durante a fase emergencial.
“O Growth Hacker é um campo focado no crescimento, principalmente em termos de usuários/clientes. Embora o termo seja geralmente usado para startups jovens que precisam atrair o maior número possível de pessoas para permanecerem viáveis, a pandemia nos revelou quantos leads podem ser encontrados diariamente em diversos setores durante a pandemia”, lembra Neto.
Ações de Growth Hacker durante a pandemia
O funil Growth trabalha principalmente com a finalidade de manter os usuários ativos, retendo eles e estimulando o marketing boca a boca. Entretanto, ao contrário do funil de vendas tradicional, as ações de Growth focam muito mais nas vendas do produto e do serviço.
Segundo o Diretor da CheckUp dos Olhos, empresa especializada no setor de Oftalmologia de São Paulo, as palavras “Hacker” e “Hacking” carregam um apelo de algo proibido, mas depois de entender como o conceito é importante para o crescimento da empresa, principalmente durante a pandemia, o trabalho para converter leads se tornou essencial.
“Seguindo a linha editorial da clínica, em três meses de trabalhos desenvolvidos pelaNeto Angel Growth Hacker houve um aumento de mais de 4000% na taxa de visualizações do site com campanhas de performance e conteúdo por meio de SEO. A agência criou campanhas bem fora da caixa, testando novas plataformas. Com isso, o Market Share, por meio do Growth Hacker”, comenta o Diretor.
Growth Hacker nas grandes empresas
A Studio 35 Beauty Brand é uma marca icônica, muito querida e forte no mercado brasileiro. Durante a pandemia a empresa também apostou no Growth Hacker como forma de suprir as necessidades de marketing da empresa. Segundo Flavio Vergal, co-fundador e diretor de marketing da Studio 35 Beauty Brands, o Growth Hacker se destacou no processo de Growth com a melhor proposta para realização deste trabalho disruptivo para a empresa.
“A Studio 35 é uma marca que foi criada para encantar e surpreender os consumidores brasileiros através de produtos inovadores, cores diferenciadas e coleções cativantes. Com marcas globais como Snoopy, Pantone, Pink Panther e Romero Britto, buscamos fortalecer a marca e aumentar o reconhecimento em âmbito nacional com ações de Growth Hacker não só para manter nossos clientes ativos em relação a marca durante a fase vermelha, mas também para munir influenciadores com conteúdo para manter nosso Branding”, finaliza Vergal.
Transformação digital, marketing e pandemia
De acordo com Neto, quando empresários pensam em Growth Hacker existe um grande foco em tecnologia, uma mudança significativa, quando se trata de Marketing. Ainda segundo o especialista em Growth Hacker, o método usa menos recursos para gerar resultados que surpreendem o retorno sobre o investimento (ROI).
“A mentalidade de Growth Hacker endossa uma cultura de ser enxuto, rápido e muito voltado para as redes sociais. É fundamental para qualquer empresa atuar nesses canais de comunicação. Ou seja, esse modelo de marketing não deve ser implementado apenas em empresas de tecnologia, já que muitos casos anteriores provaram que mesmo os modelos de negócios tradicionais podem explorar o Growth Hacker, incluindo empresas como o McDonald’s”, finaliza Neto.