A revolução tecnológica tem modificado não só a maneira como nos relacionamos, mas também tem impactado de forma transformadora o universo dos negócios. Nos últimos anos surgiram inúmeras ferramentas e soluções que aperfeiçoaram e automatizaram as gestões de diversas empresas e que também contribuíram para o surgimento de novos empreendedores.
No e-book gratuito: “Top 11 tendências do empreendedorismo digital para 2022“, a eNotas, única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, destaca as principais tendências para o mercado digital que devem não apenas agregar valor às empresas, como também trazer diferenciais competitivos e alavancar negócios.
De acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), somente no primeiro semestre de 2021 surgiram 2,1 milhões de novas empresas. Christophe Trevisani, CEO da eNotas, aponta que a combinação entre crise e evolução tecnológica tornou o cenário do empreendedorismo digital ainda mais acirrado, com empresas observando a chegada de potenciais concorrentes a todo momento.
Para lidar com este cenário altamente competitivo, Trevisani destaca 4 tendências extraídas do e-book que devem impulsionar os negócios digitais em 2022.
Consultoria de Marketing Digital
Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, apenas 5,5% das empresas afirmam divulgar suas marcas por meio de ações de publicidade tradicional. Já o Marketing Digital tem despontado como uma ótima alternativa para a divulgação de marcas, serviços e produtos.
O profissional dessa área é capaz de orientar sobre as melhores estratégias de vendas e como fazê-las e divulgá-las no momento certo, auxiliando também no planejamento para que o contratante alcance seu objetivo. Portanto, a consultoria de marketing digital é uma forte tendência tanto para quem deseja desempenhar a função de consultor, quanto para empresas que precisam de orientação sobre esse tipo de estratégia.
Pesquisas por voz
Em 2022 a previsão é que mais de 50% das famílias tenham um alto-falante inteligente como a Google Assistente, Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple. De acordo com estudo feito pela consultoria de Data Science Ilumeo, o aumento das pesquisas por voz cresceu 47% durante o período de isolamento social causado pela pandemia.
Segundo Trevisani, o crescimento do uso desse recurso deve-se não apenas à praticidade que ele oferece no dia a dia, como também à inclusão proporcionada para pessoas com deficiência, crianças e aqueles com pouca familiaridade com tecnologia. Por esses e outros motivos, o especialista acredita que os alto-falantes inteligentes devem crescer ainda mais em 2022, acompanhando as empresas que também têm adotado o Voice Commerce (termo para compras feitas por pesquisa por voz).
Humanização das marcas
A humanização das marcas é uma tendência que só vem crescendo nos últimos anos. Na era de influenciadores digitais, que dividem o seu cotidiano com seguidores, as empresas começaram a apostar cada vez mais em figuras influentes nas redes sociais para alavancar seus produtos e serviços.
No entanto, de acordo com Trevisani, a humanização da marca não para por aí, já que a preocupação com experiência de compra e o tratamento acolhedor na hora do atendimento também são pilares desse tipo de estratégia, já que por meio dessas atitudes a empresa constrói um bom relacionamento com os clientes, que passam indicá-la para outras pessoas. O CEO da eNotas aponta que a humanização das marcas deve continuar em alta nos próximos anos.
Criação de Conteúdo
De acordo com pesquisa feita pelo DemandMetric, 78% dos CMOs (Chief Marketing Officer) acreditam que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing digital. A criação de conteúdo se tornou uma das estratégias de marketing mais importantes para estreitar o relacionamento dos consumidores com a marca.
Visto isso, é essencial que empresas não só estejam nas redes sociais como Instagram, Tik Tok e Facebook, como também se empenhem na criação de conteúdos com temas chaves que despertem o interesse do público e solucionem seus problemas.
O empreendorismo digital está repleto de ferramentas que podem alavancar negócios dos mais variados segmentos. Outras tendências para este setor que devem se destacar em 2022 estão disponíveis gratuitamente no e-book “Top 11 tendências do empreendedorismo digital para 2022“.