Na última semana uma notícia bagunçou o mundo dos esportes. Um site mexicano, chamado Sportflix, surgiu com o objetivo de ser a ‘Netflix dos esportes’, e segundo os criadores, exibiria cerca de 95% dos eventos esportivos do mundo.
Entre as transmissões, a Sportflix prometia a UEFA Champions League, NFL, Libertadores, Premier League, Brasileirão, Olimpíadas e outras das principais ligas do mundo.
Com planos que variam entre R$ 63, R$ 78 e R$ 94 por mês o serviço seria lançado simultaneamente no Brasil, Inglaterra, Alemanha, França, EUA, México, Argentina e Itália no dia 30 de agosto. No site já existe a opção de fazer uma pré-assinatura.
Porém as emissoras detentoras dos direitos de transmissão desses campeonatos se mostraram incomodadas, assim como as ligas, que alegam que não foram procuradas para negociar os direitos de transmissão.
O Sportflix por sua vez declarou que pretende utilizar direitos de retransmissão para manter o site. Ou seja, alojará em seu site os canais que possuem os direitos de transmissão dos campeonatos, em uma estratégia semelhante ao que fez o YouTube, que fechou com a ESPN, Fos Sports e NBC para transmissões nos Estados Unidos.
No Brasil as emissoras não pareceram estar convencidas. A Globo demonstrou insatisfação e Fox Sports e ESPN trataram o assunto como pirataria. Ambas ameaçaram entrar na justiça se for necessário.