Uma nova plataforma sempre provoca um burburinho inicial e com a Threads, não foi diferente. Lançado este mês, o microblog da Meta, proprietária do Instagram, tem cerca de 13 milhões de usuários ativos e segundo o especialista em marketplace, Alex Moro, a novidade usada de maneira estratégica pode auxiliar empreendedores e principalmente vendedores de e-commerce com o seu alto alcance. “Mesmo o Threads não tendo funções específicas para anúncios ou recebimento de pagamentos, a empresa, ou o empreendedor, com perfil na rede social pode promover produtos, criar promoções e gerar engajamento”, comenta.
Outra novidade que Alex destaque é a Bio Livre, ferramenta do Mercado Livre que reúne links importantes em um só lugar, para melhorar a experiência do consumidor. “A Bio Livre permite que vendedores personalizem sua “bio” no marketplace, adicionando informações sobre a empresa, fotos e vídeos dos produtos, depoimentos de clientes. Além disso, é possível também inserir um catálogo com suas principais publicações da loja on-line e o link de pagamento de seu negócio”, ressalta o especialista. Ambas as ferramentas podem ser usadas para impulsionar negócios, o Threads funciona semelhantemente ao Twitter, só que vinculado ao Instagram. “Pensando nisso, os empreendedores precisam mapear a melhor maneira de falar sobre o seu negócio na plataforma, divulgando dicas de usabilidade de produtos (no caso do e-commerce), explorando a opção do uso de links, fotos, animações e vídeos de até cinco minutos. As redes sociais podem se complementar, os conteúdos produzidos para o TikTok e Instagram podem ser recriados em um outro formato para o Threads e vice-versa”, ressalta Moro.
Já a Bio Livre é uma grande oportunidade para empreendedores se destacarem em meio à concorrência e atrair a atenção do público-alvo. Ao agregar mais informações e elementos visuais à sua “bio”, os vendedores conseguem transmitir confiança e credibilidade aos clientes, aumentando as chances de conversão. “Antes, o Mercado Livre não permitia que seus vendedores divulgassem o link direto do seu anúncio em massa nas redes sociais, isso causava bloqueio nas contas pois ele via como uma maneira de “burlar” o sistema para fazer “esquema de vendas”, ou seja, enviar para amigos ou familiares comprarem somente para contabilizar vendas e atingir a reputação do marketplace sem realizar vendas reais. Agora, o marketplace criou um meio em que o lojista cria um link próprio da sua conta do Mercado Livre exclusivamente para divulgar nas redes sociais, o que vai ajudar a impulsionar venda!”, comenta Moro. A estratégia principal, neste caso, é usar o poder de alcance das redes sociais para alavancar as vendas dos vendedores de marketplace e potencializar ainda mais o nome do Mercado Livre. A vantagem de comprar dessa forma é a segurança garantida pelo marketplace, já que o usuário comprará de uma fonte segura, usando o método de pagamento do Mercado Livre – Mercado Pago e os meios logísticos.
Threads e Bio Livre chegam em um momento oportuno, em que as vendas on-line estão em crescimento e tornam-se cada vez mais relevantes para o sucesso dos empreendedores. “Com a “Threads” e a “Bio Livre”, é possível criar uma experiência de compra mais dinâmica e personalizada, fortalecendo o relacionamento entre empreendedores e clientes”, finaliza Alex.