Parece que já faz muito tempo, mas a moda das fotos com animação nas redes sociais foi em 2022. Quando começou, poucos poderiam prever o impacto profundo e ligeiro que uma ferramenta, lançada em novembro daquele ano, teria sobre o mundo do trabalho. “Tive a oportunidade de participar do SXSW em março e uma coisa era clara: o entusiasmo com o ChatGPT e com os modelos de inteligência artificial generativa já estava no ar”, conta Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em experiência de conteúdo.
Para Carmo, as projeções sobre as tecnologias recém-lançadas, que previam alterações importantes no prazo entre 5 e 10 anos, foram equivocadas. “O deslize comum, e que nós na EAÍ?! também cometemos, foi focar demais no produto. Descobrimos, por meio de tentativa e erro, que o uso da inteligência artificial em um produto ou serviço é apenas a ponta do iceberg.” O profissional destaca que, para além dos resultados, a inovação tem provocado mudanças nos processos estruturais, conceituais e na atuação da equipe. Por isso, a agência tem treinado seus funcionários para se capacitarem às demandas em constante transformação.
No caso das agências que trabalham com campanhas de marketing e de incentivo, a IA ajuda no desenvolvimento de campanhas altamente personalizadas. Com o auxílio de ferramentas avançadas, como o ChatGPT, é possível gerar comunicação especializada quase instantaneamente, oferecendo ao público experiências únicas em escala. Além disso, a inteligência artificial permite ajustes das políticas de incentivo em tempo real para alinhar o desempenho e as preferências dos colaboradores, maximizando assim a motivação e a produtividade.
Benefícios e desafios
“Quando não há mais limitações geográficas, uma campanha pode se expandir ilimitadamente. Um público local pode se tornar global e eventos ao vivo podem receber milhares de pessoas ao mesmo tempo. Isso abre um novo mundo de possibilidades para as empresas aumentarem sua base de clientes e se conectarem com pessoas de diferentes culturas e localizações”, destaca Rodolfo Brizoti, Head de Planejamento, Criação e Conteúdo da EAÍ!? Content Experience.
Atualmente, a transformação na EAÍ?! está em pleno andamento. Após mapear as atividades de cada posição, a empresa iniciou uma série de treinamentos por equipe, com foco no uso prático das ferramentas, reconhecendo o potencial multiplicador que a inteligência artificial pode trazer, tanto para a qualidade das entregas quanto para a experiência de trabalho. Entre os desafios estão a necessidade de assegurar a privacidade dos dados, estabelecer métricas de avaliação de desempenho que sejam éticas e justas e mitigar a resistência à mudança, tanto de colaboradores quanto de gestores. Além disso, integrar a IA na jornada do usuário e desenvolver interfaces amigáveis pode não ser tão simples.
Brizoti ressalta ainda que, ao se valer de ferramentas online, as empresas podem economizar em custos de logística e infraestrutura. Isso leva à redução do impacto ambiental, com menos uso de recursos e diminuição do desperdício. Essa economia, então, pode ser direcionada para outros setores, inclusive para o próprio alinhamento ESG da marca. “Tudo é muito novo e ainda vamos descobrir todas as possibilidades, benefícios e vantagens que a inteligência artificial pode gerar. A tecnologia não para de avançar e em velocidade alta. O importante aqui é ficar de olhos e coração abertos, prontos para embarcar nessa jornada”, conclui.