Você já parou pra pensar por que nos sentimos mais atraídos por determinadas marcas? O que faz com que uma marca seja a nossa preferida dentre tantas opções?
Mais do que apenas vender produtos ou serviços, marcas fortes se consolidam por construir significado, desenvolver conexão e gerar identificação com o cliente.
Marca não é apenas uma representação visual, é um conjunto de percepções e sensações que fazem com que ela seja única e capaz de satisfazer as necessidades tangíveis e intangíveis do consumidor.
“Marca vai além do que a gente vê, é o que a gente sente.”
Se a sua marca não constrói significado e não possui um propósito claro, ela é obrigada a recorrer à redução de preços para atrair os consumidores, já que não pode se garantir na admiração.
Por isso, antes de pensar em vender, é preciso pensar em fazer a gestão da marca. Isso é branding!
O processo de gestão de marca busca entender qual o propósito, ou seja, por que a marca existe, qual impacto ela causa na vida das pessoas e como as experiências com a marca vão reforçar o propósito e engajar mais pessoas na busca por esse ideal.
Todos os movimentos precisam ser estratégicos e intencionais, desde a escolha do discurso, tom de voz, valores da empresa, pessoas que irão representar, tudo isso colabora na construção do significado que a marca vai deixar na mente do consumidor através de percepções e sensações.
Marcas foram feitas para deixar marcas. Reflita: quais você tem deixado nos seus clientes?
Nayanna Siqueira | @nayannasiqueiras
Consultora e Estrategista de Marcas. Está à frente da Mais qDigital – consultoria de Branding que tem como propósito direcionar empresas, empreendedores e profissionais liberais na construção de marcas com estratégia e significado.