Acender ou apagar a luz, abrir a cortina, ligar o aspirador de pó robô, alimentar o pet de estimação. Tudo isso usando apenas comandos de voz.
Vivenciar estas e outras experiências de uma casa conectada e inteligente, como se estivesse no sofá da própria sala, é a proposta da evolução do conceito atual da loja da Claro, inaugurada no Shopping Mueller, em Curitiba (PR).
Com projeto desenvolvido pelo Gad, consultoria de marca e experiência com mais de 38 anos de história, a loja de 325 m2 dedicados ao cliente, a maior do Brasil em shopping, não é apenas um espaço para entrega de aparelhos e atendimento a serviços.
“Fomos desafiados a desenvolver uma evolução do atual conceito de lojas da marca, visando entregar uma experiência relevante para os clientes, com mais produtos e degustação da conectividade Claro, buscando tornar as lojas mais ‘fígitais’ (fusão do físico com o digital) e adequá-las ao momento atual da marca”, destaca Leonardo Koboldt Araujo, head de experiência do Gad.
A nova loja, dividida em dois andares, oferece uma variedade de ambientes interativos. No primeiro piso, os clientes podem experimentar produtos e serviços da Claro em 20 posições de atendimento.
Mas o ponto de destaque é mesmo o segundo andar, que se parece muito com uma casa. O mezanino, o coração da experiência da loja, conta com um elevador acessível e promove experimentações dos serviços e produtos da vida conectada.
No local, o cliente pode brincar com a assistente Alexa, acionando pela voz qualquer um dos equipamentos conectados, como os conteúdos do Claro tv+, e uma soundbar da melhor marca mundial, a Bang & Olufsen, que transforma o lugar em uma sala de cinema automatizada.
O foco principal foi levar uma experiência tecnológica completa ao cliente, que percebe nas interações disponíveis na loja a força de uma vida conectada. E, nesse contexto, o papel da conexão de qualidade, com o 5G ou a banda larga da Claro, é fundamental para conectar os dispositivos simultaneamente.
“Temos mais de 500 itens conectados aqui, incluindo TV, lâmpadas, produtos para alimentar animais de estimação, aspiradores de pó e até aromatizadores controlados por tecnologia”, destaca Leandro Bueno, diretor de Canais e Vendas da Claro.
Além da sala de TV, o segundo andar possui um enorme telão, equipado com videogame Xbox e internet de alta velocidade para diversão de crianças e adolescentes.
“O objetivo é entregar maior presença de marca, mais experiência, conforto e acessibilidade para os consumidores, aplicando princípios de flexibilidade de exposição de produtos, alinhados com a estratégia comercial da companhia”, reforça Leonardo Araujo, do Gad.
O diretor regional da Claro Marcelo Repetto ressalta que o segundo andar é um local para workshop, troca de informações e aprendizado, para tomar um café ou trabalhar na mesa de coworking. Lá estão dois consultores Geeks, para ajudar o cliente a mergulhar nessa experiência tecnológica.
Com a nova loja de 325 m2, a Claro tem o objetivo de levar a experiência tecnológica acessível a um público diversificado, enfatizando a evolução contínua das lojas Claro.
A escolha de Curitiba para apresentar a loja da Claro mais conectada do Brasil também foi estratégica. “O público de Curitiba é um consumidor exigente, por isso decidimos iniciar essa transformação pela capital paranaense”, diz Marcelo Repetto.
“Os clientes e os atendentes se encantaram com o novo espaço. Está aconchegante, organizado, instiga a curiosidade para descobrir novos produtos e serviços e preserva a identidade e linguagem da Claro”, conta Ana Laura Loder, gestora de projetos do Gad, que acompanhou a inauguração da loja.
Sobre o Gad
“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há mais de 38 anos no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência.
Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.