O uso de recursos de Inteligência Artificial (IA) pelas empresas permeia boa parte do universo corporativo. Um estudo da consultoria Next Move Strategy estima que o mercado global de IA movimenta US$ 208 bilhões e deve chegar a quase US$ 2 trilhões em 2030. Uma das empresas que tem apostado na IA é a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, que fortalece cada vez mais suas estratégias de marketing e IA, alinhadas às práticas da Meta – controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Desde outubro de 2022, a Wine faz uso das Campanhas de Compras Advantage+ da Meta. O produto é baseado em IA para ajudar anunciantes a melhorarem a performance em campanhas e alocar de forma mais eficiente suas verbas de marketing, trazendo o melhor retorno possível sobre o investimento. Com a solução da Meta, a Wine obteve uma redução de 56% no Custo Por Aquisição (CPA) de cliente, uma taxa de conversão três vezes maior e também aumentou em 43% o número de compradores, em apenas dois meses.
“Queremos usar a IA para mostrar o que realmente significa otimização e maximizar a performance das empresas. Em 2022, consolidamos todas as nossas ferramentas de automação de anúncios alimentadas por IA sob o guarda-chuva do Advantage+. Com essa solução, os anunciantes podem automatizar cada passo no processo de criação de anúncios, do começo ao fim, e o resultado é uma curva de crescimento mais rápida e eficiente, como tivemos com a Wine”, explica a Diretora de Negócios da Meta, Cristina Farjallat.
Com as soluções Advantage+, os profissionais de marketing criativo têm a opção de permitir que a Meta ajuste automaticamente o brilho, as proporções e o posicionamento do texto do anúncio, além de automatizar a segmentação, o lance e o posicionamento do anúncio para encontrar um novo cliente. Tudo com informações direcionadas pela IA.
“O papel das ferramentas e soluções da Meta na comunicação da Wine é fundamental, principalmente pelo alcance do público e por nos permitir atingir o nosso cliente dentro do contexto em que ele está inserido e com relevância, seja pelo conteúdo, formato ou o timing da comunicação. Importante pontuar também que as soluções da Meta nos incentivam a descobrir novos formatos de comunicação com o público de forma muito mais rápida e confiável do que os métodos tradicionais”, afirma o Diretor de Growth da Wine, Carlos Geraldo.
Segundo ele, essas estratégias encurtam o caminho para os resultados e aprendizados. “Em nosso processo usual com as campanhas ou anúncios de segmentação comum, não encontraríamos esse retorno que tivemos ou levaríamos mais tempo para descobrir e tornar as campanhas escaláveis”, finaliza Carlos. Como uma empresa nativa digital, com mais de 80% do investimento de marketing para plataformas e canais digitais direcionando para o site ou app, hoje, o modelo de negócio da Wine busca um equilíbrio entre Lifetime Value (LTV), que diz respeito a uma estimativa da margem média que um consumidor irá gerar ao longo de sua vida como cliente e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que gira em torno de 9X LTV sobre o CAC.
“O marketing digital e a estrutura de growth focada em assinaturas para o Clube Wine é um dos nossos principais pilares de crescimento. Como a própria IA, que é uma ‘máquina de aprendizado constante’, nós na Wine estamos olhando para todo o mercado, testando e aprendendo com novas soluções que nos permitam otimizar e escalar nossos produtos e serviços”, finaliza o Diretor de Growth da Wine.