A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, tem a sustentabilidade como um dos pilares centrais da sua atuação. A gestão eficiente dos recursos hídricos está entre os pontos que ganham atenção especial. Em função disso, a companhia adotou a lavagem a seco dos caminhões da frota própria no Centro de Distribuição (CD) de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Apenas no primeiro semestre do ano, mais de 274 mil litros de água foram economizados em função da iniciativa.
A prática foi adotada em maio de 2022 e esse ano foi estendida também para a higienização dos carros elétricos dos Mini Depósitos (MD) da Lapa e Saldanha utilizados para abastecer clientes do Centro de Curitiba. No CD de Araucária, nos seis primeiros meses de 2023, foram realizadas 478 lavagens dos caminhões da frota após retorno das rotas de entrega na região. Levando em consideração que a lavagem padrão utilizando água consome 575 litros, seriam necessários 274.850 litros de água para que as higienizações fossem realizadas da forma convencional.
As lavagens a seco são realizadas por uma empresa terceirizada que utiliza toalhas de microfibras, que não arranham as latarias, e produto específico para esse tipo de limpeza. Além da economia de água, a prática permite a higienização constante dos caminhões e também poupa combustível, pois dispensa a necessidade de deslocar os veículos até uma empresa externa para as lavagens.