ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing

CEO ensina a profissionais de marketing o que perguntar durante uma demonstração de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo

Muitas empresas se sentem perdidas na hora de avaliar as ferramentas; CEO da Lumis preparou lista de perguntas para ajudar a selecionar as melhores soluções

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
10/08/2022
in Marketing
0 0
CEO ensina a profissionais de marketing o que perguntar durante uma demonstração de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A maioria das empresas já compreendeu a importância de contar com uma Plataforma de Experiência Digital (as chamadas DXP) para gerenciar conteúdo e dar mais autonomia aos profissionais de marketing. Apesar disso, muitas se sentem perdidas na hora de avaliar as ferramentas — seja pela quantidade de fornecedores ou por não ter conhecimento técnico suficiente que embasam uma escolha.

Segundo o Gartner, o DXP é um conjunto integrado de tecnologias e processos que dão suporte à composição, gerenciamento, entrega e otimização das experiências do cliente em todos os pontos de contato da jornada do cliente. “Sendo assim, uma plataforma de Experiência Digital deve contar com recursos que permitam às organizações a otimizarem suas jornadas, garantindo uma excelente experiência para os usuários, em todos os seus canais digitais”, revela Kishnan Nedungadi da Lumis, empresa brasileira pioneira em canais digitais.

Para ajudar as empresas a selecionarem as melhores plataformas DXP, o especialista preparou algumas perguntas que precisam ser feitas antes de fechar negócio com um fornecedor. Elas seguem abaixo:

1 – Como é a experiência do publicador?

Em primeiro lugar, é fundamental compreender como funciona a publicação da ferramenta. O publicador consegue criar novas páginas ricas? É possível mudar o layout das páginas? O publicador precisa conhecer HTML? Ele pode fazer tudo isso sem a necessidade de deploys ou até de envolver a área de TI ou de infraestrutura? “Se você quer acertar na ferramenta, preste atenção em como essas tarefas são executadas. Avalie se o perfil do seu time de marketing é capaz de executar essas tarefas com segurança, sem envolver TI”, sugere Kishnan.

2 — Como funciona a gestão de conteúdo?

Ao ver uma demonstração, busque entender se a plataforma permite publicar um conteúdo para várias websites, além de conseguir expor o conteúdo de maneira estruturada para ser consumido por outras fontes. Ela permite workflow para diferentes tipos de conteúdos ou diferentes áreas do seu canal digital? Tem suporte para multilíngue nativo? É possível criar novos tipos de conteúdo? O publicador pode personalizar conteúdos para específicos perfis? Com essas perguntas, o cliente é capaz de entender como é feita a gestão de conteúdo.

3 — Como é feito o controle de SEO, Analytics e LGPD?

O publicador pode controlar todos aspectos de SEO do conteúdo? Tem suporte ao analytics para entender comportamento dos usuários e performance dos conteúdos?

E tem suporte para gerar relatórios e dashboards customizados de acordo com o negócio? São perguntas importantes, sobretudo por conta da nova legislação relacionada à Proteção de Dados. É bom estar sempre atento ao suporte às necessidades de LGPD incluindo a coleta de consentimento.

4 – A plataforma oferece busca nativa?

Procure entender qual é o tempo entre publicação de um conteúdo e disponibilidade dele na busca, se há suporte de autocompletar ao iniciar (preenchimento de frase a ser buscada e até destacando a frase buscada nos resultados. Outro ponto a ser descoberto é se existe suporte ao agrupamento de resultados, pelo tipo de conteúdo ou tags.

5 — Como é a tecnologia e o desenvolvimento?

Entenda se, com aquela ferramenta, há liberdade para trabalhar com tecnologias ricas do mercado. Pergunte se é possível trabalhar em qualquer IDE (Integrated Development Environment) para front ou back end, se há formas de criar integrações customizadas com backend sistemas da empresa, se a solução trabalha com ferramentas de source control tipo GIT ou é algo online ou proprietário. Tem como trabalhar com o produto se o cliente não tiver time de desenvolvimento interno?

Necessita de parceiros de desenvolvimento? “São perguntas que evitam surpresas posteriores”, afirma Kishnan.

6 — Programa de Capacitação?

Esta é uma das perguntas mais relevantes. Qual é o processo de treinamento? Como posso capacitar meu time de desenvolvedores? Existe capacitação para publicadores? Tem comunidade online? E ainda, sobre o idioma do manual, que muitas vezes não está disponível em português.

7 — Quais os detalhes de modelos e precificação?

A plataforma é on premise ou na nuvem? A precificação é baseada em qual critério? Tem suporte ao modelo PaaS ou SaaS? São perguntas que servem para esclarecer dúvidas que sempre geram desgastes posteriores.

Tags: marketing

Related Posts

Phytoderm expande portfólio com os Eaux de Parfum “Are You In?” e “I’m Ready!”
Produtos

Phytoderm expande portfólio com os Eaux de Parfum “Are You In?” e “I’m Ready!”

...

ISDIN traz ao Brasil o Reparador Labial Stick
Produtos

ISDIN traz ao Brasil o Reparador Labial Stick

...

Arcor expande portfólio da Plutonita e lança Linha Explosiva com balas e pirulitos em pó

Arcor expande portfólio da Plutonita e lança Linha Explosiva com balas e pirulitos em pó

Tudão é o mais novo lançamento da Nude

Tudão é o mais novo lançamento da Nude

Outlet das Malhas chega ao Carrefour Anchieta com roupas de inverno a preços acessíveis

Zurich é uma das patrocinadoras da edição de 2025 do Mundo Pixar

Perdigão anuncia patrocínio oficial ao São João de Caruaru e apresenta ativações inéditas para o público

Perdigão anuncia patrocínio oficial ao São João de Caruaru e apresenta ativações inéditas para o público

Publicidade neuro-contextual: nova tecnologia da Seedtag combina IA e neurociência para segmentar audiências

Publicidade neuro-contextual: nova tecnologia da Seedtag combina IA e neurociência para segmentar audiências

Grupo Utam amplia portfólio com Coffee Cup

Grupo Utam amplia portfólio com Coffee Cup

Next Post
Focado no jornada de compra, projeto Bibi em casa proporciona uma experiência diferenciada ao consumidor

Focado no jornada de compra, projeto Bibi em casa proporciona uma experiência diferenciada ao consumidor

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X