Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as desigualdades sociais por cor ou raça seguem evidentes no mercado de trabalho. De acordo com pesquisa do órgão, a desocupação, a subutilização e a informalidade continuam atingindo mais pretos e pardos do que os brancos. Em 2021, as taxas de desocupação foram de 11,3% para os brancos, de 16,5% para os pretos e de 16,2% para os pardos.
Para suprir essa demanda e minimizar essa desproporcionalidade flagrante no país, a Atento (NYSE: ATTO, “Atento”), uma das maiores provedoras de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (“CRM BPO”) da América Latina, busca cada vez mais uma equidade e maior diversidade com a contratação de colaboradores negros e negras.
Quando falamos de pessoas negras, população historicamente negligenciada e subestimada pelo mercado de trabalho no país, a Atento está muito acima da média brasileira no número de colaboradores em seu quadro de funcionários, que é de 29,6%, segundo o Índice de Equidade Racial Empresarial (IERE) de 2021. Na companhia, 58% dos colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com pesquisa interna, enquanto, na liderança, o número se mantém próximo aos 50% do total — sendo três vezes maior que os 15,8% mapeados pelo IERE.
Entretanto, para a superintendente de Responsabilidade Social da Atento no Brasil, Margarete Yanikian, embora em evidência atualmente pelas grandes empresas, as iniciativas voltadas para a contratação de profissionais negros não são a única etapa para assegurar a inserção no mercado de trabalho, o acesso a companhia é só o primeiro passo.
“Não é só contratar, mas construir espaços possíveis para que elas possam desempenhar o potencial de forma plena. Ou seja, é necessário tornar o espaço inclusivo para que, uma vez lá dentro, esse profissional se sinta acolhido e tenha oportunidades de desenvolvimento. Internamente, o Grupo Aliados Raças e Etnias discute pautas relacionadas as pessoas negras no mercado de trabalho, constroem conteúdo para apoiar o letramento racial e utilizam a Rede Social para divulgar materiais dando protagonismo as pessoas negras. A empresa atua na divulgação de campanhas internas e externas, assim como cria metas e monitora os indicadores de pessoas pretas e pardas na Atento”, explica Margarete Yanikian.
“Aliado a isso, a empresa conta com a parceria de organizações e movimentos que buscam uma maior inserção de grupos minoritários no mercado de trabalho, como o TEM SAÍDA, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e o MOVER, Movimento pela Equidade Racial. Para os demais colaboradores da Atento, trazemos conversas que englobam os mais variados assuntos, com foco em todos os pilares de diversidade, com o intuito de conscientizar a todos que fazem parte do nosso ecossistema,” complementa a executiva.
Uma das melhores empresas para trabalhar – Ao todo, desde 1999, a Atento acumula oito prêmios Top Employers e por cinco anos figurou entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo GPTW — Instituto Great Place to Work.