Nesta quarta-feira, 23, a Arebo se torna a primeira agência a receber o Selo Paulista de Diversidade, que reconhece organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, com ações para pessoas imigrantes ou em situação de refúgio, pessoa idosa, pessoa com deficiência, portadores de HIV/Aids, entre outros grupos. No total, 36 organizações receberam o selo em categoria adesão.
A certificação é resultado de um projeto de diversidade e inclusão da agência, que iniciou em 2018, com foco em equidade de gênero e raça, e suas interseccionalidades, que posteriormente passou a abranger também um olhar mais cauteloso sobre a comunidade LGBTQIAP+ e a economia prateada.
Para Andressa Dantas, CEO da Arebo, não é possível fazer uma comunicação que pauta a diversidade enquanto as agências não forem, de fato, diversas. “Há 8 anos, quando iniciamos, já tínhamos de fato um olhar atento à diversidade, buscando priorizar vagas para mulheres e pessoas pretas e pardas. Obviamente que essa preocupação se iniciou pela própria falta de representatividade que eu e o meu sócio sentíamos no mercado. Eu, me sentia pouco representada no mercado da comunicação, com poucas mulheres em cargos de gerência e diretoria, e o Ícaro menos representado ainda quando o assunto eram pessoas pretas na gestão. Então, desde o início firmamos um compromisso de priorizar os grupos minorizados em nossas contratações”, afirma a jornalista.
Ao avaliar o censo de pessoas da agência, 57% do quadro de colaboradores é formado por mulheres e 14% da liderança é feminina. A Arebo também possui 28% de sua equipe preta ou parda e 7% estão em cargos de gestão. Entre as equipes, 28% são LGBTQIAP+ e 7% tem mais de 50 anos.
“Ter uma equipe diversa reforça um ambiente acolhedor e promove um olhar mais plural para as necessidades de nossos clientes. As marcas têm sido pressionadas por seus consumidores a pensar soluções mais diversas e inclusivas para suas comunicações, mas também para o além da publicidade, com práticas realizadas da porta para dentro das organizações. A Arebo está cada dia mais preparada para entregar às empresas não apenas uma comunicação diversa, mas também um convite para o desenvolvimento de projetos inclusivos que reverberam em uma construção de imagem mais coerente com os valores e propósito de marca”, destaca Andressa.
De acordo com Bruno Caetano, secretário de Desenvolvimento Econômico, “é preciso colocar em prática iniciativas como esta que buscam a equidade para todos os grupos de pessoas. Estas ações reconhecem a pluralidade e melhoram a vida de toda população. As organizações precisam entender que existem públicos diversos e por isso, as empresas precisam desenvolver boas práticas de diversidade e inclusão que atendem e deem oportunidades para todos e todas”.
Mais sobre o Selo Paulista de Diversidade
Criado em 2007, o Programa Selo Paulista da Diversidade tem como objetivo difundir práticas inclusivas usando a experiência das empresas certificadas, provocando, com isso, mudanças graduais de mentalidade e de atuação no acolhimento da diversidade. Além de demonstrar o quanto é importante para as organizações, trazer para seu ambiente de trabalho diferentes competências e habilidades.
Mais sobre a Arebo
Arebo significa “cada dia” em tupi. Analogia encontrada para demonstrar a agilidade e renovação nos processos de comunicação, a agência acredita que a construção de marcas deve ser feita continuamente, a cada dia.
Reconhecida como a “Melhor Agência de Comunicação”, pelo Prêmio ABCCom e indicada ao Latin American Excelente Awards, a Arebo atua no Brasil e Latam com projetos que englobam comunicação integral envolvendo publicidade, marketing, marketing digital, assessoria de imprensa, live marketing, branding e eventos.
Com clientes internacionais como QMC Telecom, Cochlear, Olitalia, Corbion, Effatha Technology a agência também atua com projetos de responsabilidade social, diversidade e inclusão.