A AMARO, RetailTech pioneira na junção de tecnologia e criatividade no Brasil e primeira empresa de consumo brasileira 100% carbono negativo, anuncia a aplicação de mais práticas sustentáveis em seu desenvolvimento de produto, logística e embalagens. As novidades fazem parte do compromisso da empresa em reduzir, constantemente, sua emissão de carbono, olhando para toda a sua cadeia produtiva.
O lançamento de uma coleção cápsula de camisetas básicas produzidas em malha com 50% PET reciclado e 50% algodão, em parceria com a Plastic Bank, empresa social que trabalha para parar o plástico nos oceanos, vai retirar 163.600 garrafas plásticas do meio-ambiente. A empresa canadense capacita guardiões do oceano e opera, no Brasil, desde 2019, coletando mais de 128 milhões de garrafas plásticas e envolvendo mais de 4,000 membros em comunidades.
“Até 2026 a AMARO vai utilizar substituir todo o poliéster de sua produção por poliéster reciclado e, ao menos, 50% das nossas coleções virá de materiais mais sustentáveis. Essas metas visam a redução da nossa pegada de carbono ao máximo, uma vez que 80% dela vem da matéria-prima. Essa cápsula já foi desenvolvida sob esse racional, tendo impacto inferior ao causado pelo poliéster virgem.”, explica Rebeca Knijnik, gerente de Sustentabilidade da AMARO.
“Estamos felizes com a parceria e em ver a AMARO ganhando protagonismo em uma agenda que ainda avança no Brasil. Desta forma, a empresa conscientiza consumidores e os encoraja a tornarem-se guardiões do oceano, além de movimentar outras empresas a também adotarem ações como essa”, diz Helena Pavese, country manager da Plastic Bank no Brasil.
A coleção de camisetas vem para complementar o portfólio sustentável de moda da marca que já conta com linha fitness produzida com fibra biodegradável, óculos de acetato sustentável e jeans com produção otimizada, que economiza 100 mil litros de água por ano, substituindo métodos de lavagem por máquinas à laser.
Desde 2018 a AMARO introduziu entregas por bike delivery em São Paulo, uma alternativa menos poluente e que beneficia o trânsito. Até 2020, essa iniciativa impediu a emissão de 4,8 toneladas de CO2 na atmosfera e agora, em 2022, aumenta de 8% para 18% a representatividade da modalidade na cidade, maior mercado da AMARO no Brasil, incluindo a adoção de TukTuks. Veículos 100% elétricos, os TukTuks apresentam maior capacidade para transportar pedidos: em sua máxima efetividade, viabilizam um número 15 vezes maior de entregas quando comparado a motos e bicicletas.
Segundo estimativas realizadas pela Green Solution, consultoria da AMARO para assuntos de ESG, com a operacionalização da nova modalidade, as emissões de CO2 serão reduzidas em 84% em relação às entregas convencionais realizadas de moto.
Outro movimento realizado pela empresa é a busca de soluções cada vez mais sustentáveis para as suas embalagens. Em 2019, a AMARO iniciou esforços para a redução plástica e substituiu plásticos virgem por matéria-prima descartada na costa brasileira, além de criar embalagens-envelope que resultaram em menor cubagem, menos viagens e veículos em rota.
Dessa vez, por meio da adoção de uma máquina de enchimento ecológico (Wrapack), a AMARO poupa três toneladas por ano de papelão reutilizando caixas do material, que seriam descartadas, ao dar um novo ciclo de vida a esses produtos: elas são transformadas em insumos protetores que envolvem 100% de todas as entregas que contemplam itens frágeis dos segmentos de beleza, bem-estar e casa como perfumes, cosméticos, velas, vasos, copos e louças, por exemplo.
A compensação em dobro do carbono emitido, as parcerias com cooperativas de reciclagem, a priorização de matérias-primas sustentáveis, entre outras iniciativas, constituem passos importantes para a construção de um futuro diferente para as pessoas. “A AMARO quer fazer a diferença no futuro do varejo e do planeta”, completa Rebeca.