Antes do início dos maiores campeonatos de federações na Europa e nas Américas, a adidas apresenta a mais nova coleção dos uniformes de alto rendimento de algumas das principais seleções europeias e da américa para as disputas em junho e julho. Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, Hungria, Itália e País de Gales estreiam designs reimaginados dos uniformes I e II, unindo torcedores e jogadores em torno de suas tradições e identidade no futebol, enquanto as equipes competem pela cobiçada “Copa Henri Delaunay”. Enquanto Argentina, México, Peru, Chile e Colômbia combinam elementos tradicionais com identidade cultural moderna e se somam às camisas da Venezuela já disponíveis, além dos novos lançamentos das Federações da Jamaica e Costa Rica ainda neste ano.
Os designs em cada uma das camisas das seleções buscam inspirar um sentimento de orgulho e pertencimento por meio do uso de referências visuais históricas e emblemas nacionais icônicos combinados com uma dose de estilo moderno. As coleções incluem novas e inesperadas versões das camisas, simbolizando a esperança de glória de suas respectivas nações, mantendo-se fiéis ao seu legado futebolístico.
“A camisa nacional é o símbolo visual que une uma nação inteira em torno de uma equipe que busca criar memórias que duram a vida toda. Nesse sentido, a camisa representa muito mais do que o futebol: representa a união, a paixão que nos conecta e a identidade nacional no seu melhor que é celebrada durante um torneio de estatura internacional. Essa emoção e energia se combinam com nossa interpretação intrínseca do DNA de cada equipe e resultam em novos designs ousados que os fãs poderão usar orgulhosamente neste verão nas arquibancadas e nas ruas da cidade”, diz Sam Handy, vice-presidente de produto e design da adidas.
Seleções europeias
Com esses conceitos, as camisas usam as seguintes técnicas: aplicação renovada de cores nacionais e uso de novos tons mais marcantes, como os detalhes “tricolores”, raramente vistos nas camisas da Itália home e away, e um esquema de cores dinâmico sem precedentes usado no uniforme da Alemanha; recodificação de padrões tradicionais e aplicação moderna e renovada, como uma interpretação moderna do tartan usado na camisa da Escócia e os padrões representativos de flores de cravo que adornam os kits I e II da Espanha; a incorporação de emblemas nacionais de formas inesperadas, como a icónica águia que aparece na bandeira alemã, agora incluída no escudo das camisas, unindo todos os que a vestem numa celebração comum da sua identidade cultural moderna.
As novas camisas das seleções europeias são mais um exemplo de como a adidas está preparando torcedores e jogadores para o torneio no meio do ano. Através da sua parceria de décadas com a UEFA, a adidas também tem a bola oficial do UEFA EURO 2024™ – a chamada FUSSBALLLIEBE – que apresenta a tecnologia Connected Ball pela primeira vez na principal competição europeia.
Seleções latino-americanas
Nas Américas, em cada uma das camisas são explorados diferentes detalhes em toda a coleção, incluindo: nova aplicação de cores nacionais e a exploração de novas tonalidades mais ousadas, como na camisa visitante do Chile, que evoca a tradição por meio de uma cor de base branca e nobre, simbolizando a neve encontrada no topo da Cordilheira dos Andres; as camisas 1 e 2 do México são decoradas com as padronagens do estilo de pintura folclórica, representando a maneira colorida e divertida como os mexicanos veem a vida; apresentando novos símbolos às camisas nacionais tradicionais, como a escolha de uma fênix para fazer parte do kit doméstico da Colômbia..
Desenvolvidas para desempenho e para apoiar jogadores de classe mundial em momentos de alta pressão, todas as camisas são leves e foram criadas em colaboração direta com cada seleção – apresentando os mais recentes benefícios de performance da adidas.
Cada camisa inclui a tecnologia HEAT.RDY, otimizada para manter os jogadores confortáveis ou tecnologia AEROREADY, materiais antitranspirantes ou absorventes que mantêm a sensação de pele seca. Emblemas mais leves e painéis adicionais em malha elástica também são aplicados, ajudando a melhorar o fluxo de ar e o conforto para que os jogadores não tenham outras distrações.
Todos os produtos estão disponíveis a partir de hoje, 14 de março, no site da adidas e lojas de varejo selecionadas.
Imagens disponíveis aqui e aqui.
Faça parte do adiclub, programa de fidelidade da adidas, e garanta ofertas e benefícios exclusivos de forma gratuita. Acesse www.adidas.com.br/adiclub e saiba mais.